Ciência é INVESTIMENTO! Vamos transformar o Brasil em uma Nação rica e forte!

VOCÊ QUER SER UM GÊNIO? Então pratique, recomenda o jornalista e geneticista autodidata David Shenk

VOCÊ QUER SER UM GÊNIO? Então pratique, recomenda o jornalista e geneticista autodidata David Shenk

 

Vol. 1, N. 11, 13 de Maio de 2014
DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2014.05.13.007

 

O Jornalista e Escritor David Shenk disse que talento matemático, habilidades musicais ou habilidade com as palavras têm vindo a ser pensado como talentos inatos. Mas, agora, o escritor norte-americano rebate a questão sobre a genética, pede que pensemos novamente no assunto. Ele argumenta que o caso da predisposição genética tem sido muito exagerada e que esta visão está fazendo com que ignoremos nosso potencial.Em seu novo livro “The Genius in All of Us” (O Gênio em todos nós) David descreve uma visão de que longe de ser estático, nosso DNA é aberto à influência contínua de fatores externos. O campo da epigenética está cada vez mais mostrando que as experiências ambientais durante nossas vidas deixam impressões no nosso genoma que são passados aos nossos filhos. Shenk viu que, direcionando essas influências ambientais que podem superar o que pode ter pensado de como nossas limitações são inerentes. Ele toma como exemplo uma habilidade musical. “Eu tive tantas pessoas que me disseram, “eu nasci sem talento musical” ou “eu sou naturalmente musical””.

O fato é que ninguém nasce com talento inato. “Todo mundo nasce com um potencial para o campo musical.” Mesmo a teoria plausível que certas etnias têm uma vantagem genética em determinados esportes é posta em causa. Shenk atribui o sucesso de maratonistas do Quênia, por exemplo, para uma cultura arraigada de execução, pois muitas crianças quenianas executam oito a dez quilômetros por dia a partir de 7 anos.

Ele diz ainda que a percepção de auto-limitação é uma das maiores barreiras para grandes conquistas. Quando você olha para alguém que é grande, como um jogador de futebol famoso, por exemplo, eles estão tão longe daquilo que você é capaz que você assume que não pode chegar lá.

Mas é claro que nem todos estão convencidos dos argumentos de David Shenk. “A ideia de que todos nós temos o gênio dentro de nós é tão desejável”, disse Wendy Johnson, um investigador na inteligência e genética na Universidade de Edimburgo.

Sugestões de David para criar um Gênio

Como transformar seu filho em um gênio

Acredite. Comece acreditando que cada criança tem um potencial enorme e a até nós mesmos para reunir os recursos para explorá-la.

Modelo de auto-controle. Comporte-se como você quer que seu filho se comporte. Não comprar, comer ou pegar o que quiser sempre que quiser. Quanto mais auto-controle demonstrar, mais o seu filho vai absorver.

Deixe-os aprender a lidar com a frustração. Deixe-os aprender a acalmar-se e descobrir que as coisas vão dar certo.

Como se transformar em um gênio

Identificar suas limitações e depois ignorá-los. Grandeza não é apenas um passo além da mediocridade, que transcende a mediocridade tomando um passo, – centenas de milhares de pequenos passos até que a distância não possa ser mais medida nem sequer sondada.

Gratificação diária e resistir ao contentamento na cultura do consumo, somos constantemente condicionados para satisfazer nossos impulsos imediatamente: comprar, comer, assistir, clique agora. 

“Lembre-se” sugere o Autor: Einstein trabalhou como balconista de patentes. Thomas Edison foi expulso da escola na primeira série (idade 6-7) porque seu professor o achava retardado!

Texto modificado do portal http://www.nomundoenoslivros.com/2010/05/voce-quer-ser-genio-entao-pratique.htmlLivro: O Gênio Em Todos Nós – Por Que Tudo o Que Você Ouviu Falar Sobre Genética, Talento e QI Está Errado

Autor: Shenk, David

Editora:ZaharDavid-ShenkCaracterísticas detalhadasI.S.B.N.: 9788537805169Cód. Barras: 9788537805169Reduzido: 3421191Altura: 23 cm.Largura: 16 cm.Profundidade: 1 cm.Acabamento : BrochuraEdição : 1 / 2011Idioma : PortuguêsPaís de Origem : BrasilNúmero de Paginas : 366Título Original : The Genius in All of UsTradutor : Fabiano Morais

Print Friendly
  • VOCÊ QUER SER UM GÊNIO? Então pratique, recomenda o jornalista e geneticista autodidata David Shenk
  • 2
  1. AGUINALDO JOSE TRINDADE disse:

    qual a forca de gravidade que uma água tem

    12/abril/2016 ás 07:45
  2. AGUINALDO JOSE TRINDADE disse:

    qual é a forca de gravidade que uma água têm

    12/abril/2016 ás 07:47

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>