UM COLÍRIO PARA ELIMINAR AS CATARATAS COM POTENCIAL PARA ACABAR COM AS DEMÊNCIAS

UM COLÍRIO PARA ELIMINAR AS CATARATAS COM POTENCIAL PARA ACABAR COM AS DEMÊNCIAS

Edição Vol. 3, N. 3, 24 de Novembro de 2015

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2015.11.24.003

Identificada como uma “doença ocular de prioridade” pela Organização Mundial de Saúde, a catarata – causada quando as lentes dos olhos perdem a sua transparência – afetam mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora a catarata possa ser removida com sucesso pela cirurgia, esta abordagem é cara, e a maioria dos indivíduos cegos pela catarata grave (Figura 1), nos países em desenvolvimento, não são tratadas.

Screen Shot 2015-11-24 at 6.35.23 PM

Figura 1: Demonstração de um olho com catarata. Fonte da internet.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata (Figura 2). Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz (Figura 3).

 Screen Shot 2015-11-24 at 6.35.31 PM

Figura 2: Como a visão fica no olho normal (à esquerda) e com catarata (à direita). Imagem da internet.

Screen Shot 2015-11-24 at 6.35.37 PM

Figura 3: Cirurgia da catarata. Fonte http://visarehospitaldeolhos.com.br/cirurgia-de-olhos/cirurgia-de-catarata/

CLASSIFICAÇÃO DAS CATARATAS

Catarata relacionada à idade 

Também chamada de catarata senil, essa forma da doença ocorre por causa do envelhecimento . A catarata relacionada à idade é dividida em três tipos, dependendo de sua localização:

- Cataratas nucleares se formam no centro da lente, tornando o núcleo do olho turvo ou opaco. O centro do olho pode ficar com uma coloração amarela ou castanha;

- Catarata cortical aparece na forma de cunha e em volta das extremidades do núcleo;

- Catarata subcapsular posterior se forma mais rapidamente do que os outros dois tipos, e afeta a parte de trás da lente.

Catarata congênita

A catarata congênita está presente no nascimento ou se forma durante o primeiro ano de um bebê. Esse tipo é menos comum do que catarata relacionada à idade. Esse tipo de catarata nem sempre apresenta sintomas e pode ser removida se ela interfere com a visão do bebê. A catarata congênita pode se desenvolver se a mãe tiver uma infecção ou abusa de substância como drogas e álcool durante a gravidez. A catarata congênita ocorre em um a cada 5 mil nascimentos.

Catarata secundária

Cataratas secundárias são causadas por doenças ou medicamentos. As doenças que estão associadas ao desenvolvimento de cataratas incluem glaucoma e diabetes. O uso de medicamentos esteroides pode levar à catarata.

Catarata traumática

Cataratas traumáticas se desenvolvem após uma lesão no olho, embora possa levar vários anos após o evento para que isso aconteça.

Catarata de radiação

Cataratas de radiação podem se formar depois que um paciente passa por tratamento envolvendo radiação para tratar o câncer, por exemplo.

UM COLÍRIO PARA ELIMINAR A CATARATA

Um artigo publicado na revista científica Science de novembro, e liderado pelos professores, Dr. Leah N. Makley e Dra Kathryn McMenimen, da Universidade da Califórnia San Francisco, nos EUA, descreve um composto recentemente identificado em ser o primeiro que tem solubilidade suficiente e com potencial para formar a base de um medicamento para aplicação como colírio contra a catarata.

A catarata é uma doença essencialmente do envelhecimento. Como se vê nas condições neurodegenerativas tais como a doença de Alzheimer e doença de Parkinson, uma característica da doença é o enovelamento incorreto e a aglutinação em conjunto de proteínas cruciais. No caso das cataratas, as proteínas afetadas são conhecidas como cristalinas.

As cristalinas são o principal componente das células fibrosas, que formam as lentes dos olhos, e as propriedades únicas destas células a tornam particularmente suscetível a danos.

Pouco depois que você nasce, todas as células fibrosas nos olhos perdem a capacidade de fazer novas proteínas ou em descartar as proteínas velhas. Então, as cristalinas que você tem em seus olhos enquanto adulto são as mesmas que você tinha ao nascer.

Para que as lentes de nossos olhos possam funcionar bem, este reservatório permanente e finito de cristalinas deve manter tanto a transparência das células fibrosas quanto sua flexibilidade, enquanto os músculos dos olhos que constantemente esticam e relaxam a lente para nos permitir focar nos objetos a diferentes distâncias.

As cristalinas realizam essas tarefas com a ajuda de proteínas conhecidas como chaperonas, que atuam tipo um anticongelante, mantendo as cristalinas solúveis, em um delicado equilíbrio, que está em vigor durante décadas e décadas de nossas vidas.

Este estado-das-coisas é “delicado” porque as configurações patológicas e aglutinadas de cristalinas são muito mais estáveis ​​do que quando propriamente dobradas, isto é, quando as cristalinas assumem sua forma apropriada, ou formas saudáveis ​​e as chaperonas das células fibrosas devem resistir continuamente a forte tendência das cristalinas de se aglutinarem. Um processo semelhante é subjacente a outras perturbações relacionadas com o envelhecimento, tais como a doença de Alzheimer, mas em cada uma dessas doenças a proteína específica que se aglomera em conjunto e o lugar no corpo onde ocorre essa aglutinação são diferentes. Em todos os casos, estas proteínas que se agregam juntas são chamadas proteínas amiloides.

No novo estudo, a equipe científica explorou uma diferença crucial entre as cristalinas que se dobram devidamente e as suas formas de amiloide, que formam aglomerados de cristalinas: de forma simples, os agregados amiloides são mais difíceis de se dissolverem.

O grupo de pesquisa usou um método conhecido como fluorimetria diferencial de varredura de alto rendimento (em inglês, high-throughput differential scanning fluorimetry, HT-DSF), em que as proteínas emitem luz quando chegam ao seu ponto de fusão. A equipe usou a HT-DSF para aplicar calor sobre os aglomerados amiloides enquanto testavam milhares de compostos químicos (1). Mais uma questão tecnológica do que de inovação. Se tivéssemos isso no Brasil poderíamos ser o país com a maior produção de medicamentos do mundo, dado sua biodiversidade e imaginação de seus cientistas. Entretanto, a pátria educadora não nos permite fazer ciência (cortes absurdos nunca jamais vistos na história recente desse país… E quando se faz é perseguido e ameaçado, ainda mais quando se fala contra um regime ditatorial).

Uma vez que o ponto de fusão dos amiloides é maior do que a de cristalinas normais, a equipe focou em encontrar substâncias químicas que reduzem o ponto de fusão dos amiloides, agrupamentos, de cristalinas para o intervalo normal, saudável (1). Teoricamente, essa mesma metodologia poderia ser aplicada aos beta-amiloides que são encontrados na doença de Alzheimer.

O grupo começou com 2.450 compostos, eventualmente, reduzindo em 12 que são membros de uma classe química conhecida como esteróis (como os hormônios esteroides ou o colesterol). Um desses, conhecido como lanosterol, foi mostrado em inverter as cataratas em um artigo de Junho, na revista científica Nature, mas como o lanosterol tem solubilidade limitada, o grupo que publicou este estudo teve que injetar o composto no interior do olho para que pudesse exercer seus efeitos (2).

Usando o lanosterol e outros esteróis como pista, os pesquisadores testaram 32 esteróis adicionais, e finalmente, em um, o qual eles chamaram de “composto 29”, como o candidato mais provável que fosse suficientemente solúvel para ser usado como colírio em catarata.

Em testes em células em cultura do laboratório, a equipe confirmou que o Composto 29 estabilizava as cristalinas de forma significativa e as impedia de formar amiloides. Eles também descobriram que o composto 29 haviam dissolvido os amiloides formados. Através desses experimentos, os pesquisadores estão começando a entender o mecanismo em detalhes. Agora é sabido onde o composto 29 se liga, e pode-se saber exatamente como ele está atuando.

A equipe agora testará o composto 29 em uma formulação de colírio em camundongos portadores de mutações que os tornam predispostos a catarata. Com estes experimentos, eles descobriram que as gotas parcialmente restauram a transparência das lentes dos camundongos afetados por cataratas (perceberam a importância de se usar animais como cobaias em experimentos? Novos medicamentos são descobertos quando os testamos em animais, caso contrário, se desse errado, seria um ser humano a menos!), como medido por um teste de lâmpada de fenda do tipo usado por oftalmologistas para medir a catarata em humanos.

Resultados semelhantes foram observados quando o composto 29 em forma de colírio foi aplicado em camundongos que desenvolveram naturalmente cataratas relacionadas com a idade, e também quando o composto foi aplicado a tecidos de lentes humanos afetados pela catarata que foram removidos durante a cirurgia.

Os pesquisadores advertem que as medidas de lâmpada em fenda de transparência da lente usados ​​na pesquisa não são uma medida direta da acuidade visual e que, somente os ensaios clínicos em seres humanos podem estabelecer o valor do composto 29 como um tratamento para catarata. O composto 29 foi patenteado e está em teste pela empresa ViewPoint Therapeutics, fundada por um dos alunos dos pesquisadores. Como era de se esperar, uma pesquisa básica gerará bilhões de dólares para os EUA, tanto em emprego quanto em impostos, além de um mercado tanto para humanos quanto animais. Se o Brasil levasse mesmo a sério a pesquisa poderíamos sair desse estado medíocre de desenvolvimento econômico negativo, porém o governo federal pouco se importa com sua população… mas, com a roubalheira dos aparatos estatais como a Petrobrás…

Os cães também são propensos ao desenvolvimento de cataratas. Metade de todos os cães têm catarata por volta de nove anos de idade, e praticamente todos os cães desenvolvem-na mais tarde na vida. Um medicamento eficaz em forma de colírio poderia potencialmente beneficiar cerca de 70 milhões de cães de estimação afetados, somente nos Estados Unidos.

Além do composto 29, potencial para o tratamento da catarata, os conhecimentos adquiridos através da pesquisa podem ter aplicações mais amplas, como a demência e distúrbios relacionados.

Se você olhar para uma micrografia eletrônica com os agregados de proteína que causam a catarata, você seria duramente argumentado em dizer que esses amiloides são os mesmos que causam a doença de Alzheimer, Parkinson, ou doença de Huntington. Ao estudar a catarata, os cientistas foram capazes de colocar suas tecnologias como referência e em mostrar com uma prova de conceito de que essas tecnologias também podem ser usadas em doenças do sistema nervoso, conduzindo-os para um caminho, desde a primeira ideia para o desenvolvimento de uma droga até que se possa testa-la em ensaios clínicos.

SAIBA COMO PREVINIR A CATARATA

FATORES DE RISCO

Os fatores que aumentam o risco de catarata incluem:

  • Idade
  • Diabetes
  • Beber quantidades excessivas de álcool
  • Exposição excessiva à luz solar
  • Exposição à radiação ionizante, tal como a utilizada nos raios X e radioterapia para câncer
  • História familiar de catarata
  • Pressão arterial elevada
  • Obesidade
  • Lesão ocular prévia ou inflamação
  • Cirurgia ocular anterior
  • Uso prolongado de medicamentos corticosteroides
  • Tabagismo.

SINTOMAS DE CATARATA

Nem todas as cataratas prejudicam a visão ou afetam a vida diária. Para aquelas que o fazem, os sintomas comuns incluem:

  • Visão nublada, confusa ou nebulosa
  • Visão com brilho de lâmpadas ou do sol
  • Dificuldade de dirigir à noite devido ao brilho dos faróis
  • Mudanças frequentes na prescrição de óculos
  • Visão dupla
  • Melhoria da visão de perto que, em seguida, fica pior
  • Dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão.

Os pais precisam prestar atenção para sinais de catarata em bebês e crianças:

  • A criança pode não olhar diretamente para um ponto ou não responder a rostos ou objetos grandes e coloridos. Uma criança que não consegue encontrar pequenos objetos quando está engatinhando pode ter catarata
  • A criança pode tentar proteger os seus olhos mais do que o esperado quando sob luz solar intensa. Isso acontece por causa do brilho refletido nos olhos causado por uma catarata
  • Os olhos da criança podem estar desalinhado e não se concentrarem em um mesmo ponto ao mesmo tempo (estrabismo)
  • Os olhos afetados podem ter movimentos errantes repetitivos (nistagmo). Isso geralmente é um sinal tardio de cataratas. Este sinal pode não se desenvolver até que o bebê atinja vários meses. A remoção da catarata, provavelmente, não vai corrigir toda a perda de visão nesse ponto.

Fonte: Pete Farley, da Universidade da Califórnia San Francisco

Imagem: Close-up de um olho do Shutterstock

Referências

1.Makley LN, McMenimen KA, DeVree BT, Goldman JW, McGlasson BN, Rajagopal P, et al. Pharmacological chaperone for alpha-crystallin partially restores transparency in cataract models. Science. 2015;350(6261):674-7.

2.Zhao L, Chen XJ, Zhu J, Xi YB, Yang X, Hu LD, et al. Lanosterol reverses protein aggregation in cataracts. Nature. 2015;523(7562):607-11.

Print Friendly
  • UM COLÍRIO PARA ELIMINAR AS CATARATAS COM POTENCIAL PARA ACABAR COM AS DEMÊNCIAS
  • 58
  1. Sebastião José Guimarães disse:

    Estou com catarata no esquerdo quase não enchego mais, mim encomenda muito

    27/março/2016 ás 07:31
  2. jose alves da silva disse:

    qual e este colírio nome dele por que meu pai esta com catarata nao esta quais encher-gano peço qui vc minho ajude manda um nome di um colírio

    19/abril/2016 ás 08:49
  3. silvia disse:

    Gostaria de saber quando este colírio chega ao Brasil?

    27/abril/2016 ás 20:44
  4. GENILDO DOS SANTOS disse:

    Gostaria de saber quando este colirio está disponível para venda au consumidor no Brasil

    15/junho/2016 ás 22:22
  5. washington disse:

    quero nome d colirio

    20/junho/2016 ás 10:27
  6. Catarina Cleide Meneghini disse:

    Esse colírio que dissolve a catarata já chegou no Brasil?

    26/julho/2016 ás 11:25
  7. SUELI AP. MARANGON disse:

    Tenho dois cães com catarata. Um é idoso e outra é jovem. Me proponho a colocá-los para teste, caso precisem. Seria uma bênção tanto para os humanos como para os cães.
    Qual a previsão de final de teste e disponibilização no mercado brasileiro?

    07/agosto/2016 ás 19:06
  8. Raquel Perez disse:

    Onde encontro este colírio??

    22/agosto/2016 ás 02:27
  9. Fatima Luzia Euzebio disse:

    Por gentileza, gostaria de saber quando vai ser autorizado o uso desse colírio em humanos e quando vai esta disponível para a venda no Brasil.

    14/setembro/2016 ás 17:04
  10. Fatima Luzia Euzebio disse:

    Quando este colirio estara disponivel para a venda no Brasil?

    14/setembro/2016 ás 17:08
  11. Fatima Luzia Euzebio disse:

    Quando esse estara a venda no Brasil?

    14/setembro/2016 ás 17:11
  12. valeria costa disse:

    Olá, meu nome é valéria e gostaria de saber se esse colírio já disponível aqui no Brasil.Tenho um cachorrinho que está com catarata e os colírios que o veterinário passou, não estão surtindo efeito (clavirsol e cinerária marítima).

    23/setembro/2016 ás 15:09
  13. antonia C Galetti disse:

    Por gentileza,me informem onde comprar esse colírio. Tenho uma cachorrinha que está com catarata e o colírio que ela está usando parece não estar surtindo efeito.

    28/setembro/2016 ás 21:33
  14. Salete Aparecida da Costa disse:

    Bom dia.
    Como faço para adquirir o colirio?
    Meu cachorro tem 19 anos e ainda é muito ativo , mas a catarata está dificultando a qualidade de vida dele.
    Fico no aguaardo.

    06/outubro/2016 ás 11:11
  15. ROSAMARA SOUZA disse:

    Como faço para adquirir esse colírio para minha mãe?
    Ela tem 70 anos e foi prescrito por um iridólogo.

    10/outubro/2016 ás 15:48
  16. Helena Maria Girar Martins disse:

    Gostaria de saber se posso usar. Foi detectada a catarata ainda “verde” em meus olhos.

    12/outubro/2016 ás 14:17
  17. cacheado disse:

    o nome do colirio é CAC-C valor nos USA $ 39,00

    13/outubro/2016 ás 14:32
  18. Júlia disse:

    Por favor qual o nome desse colírio. Preciso com urgência. Grata.

    13/outubro/2016 ás 17:56
  19. João Carlos Gonçalves Martins disse:

    Gostaria de saber o nome do colírio,
    Ou se precisar de voluntário, estarei à disposição.

    22/outubro/2016 ás 15:45
  20. Jaílson Dias de Melo disse:

    Gostaria de saber aonde encontro este colírio.

    17/novembro/2016 ás 10:10
  21. carlos lima disse:

    Como faço para adquirir este colírio

    21/novembro/2016 ás 18:07
  22. GENI Camargo l8ma disse:

    Preciso comprar esse colírio onde encontro

    27/novembro/2016 ás 08:25
  23. VALDEMIR SEBASTIÃO PAGOTO disse:

    Tenho catarata e gostaria e usar esse colírio.

    28/novembro/2016 ás 17:05
  24. Ana Claudia disse:

    Onde encontro esse colírio?

    05/janeiro/2017 ás 15:47
  25. Luciano do Amaral Morais disse:

    Estou realizando a importação do colirio LANOMAX* produto americano desenvolvido para dissolver a catarata. Contato: (55)996161007

    10/janeiro/2017 ás 16:29
  26. Nolasco Vera Alviz disse:

    deseo comprar lanosterol

    21/janeiro/2017 ás 19:07
  27. Sergio Muniz Correa disse:

    Olá, boa tarde!!
    Minha mãe tem 90 anos, e tem uma doença genética na retina dos olhos, e também tem catara.
    Tem cura para a recuperação da visão dela…
    Por favor, Me enviem uma resposta com urgência…
    Fico no aguardo…
    Obrigado…
    Deus abençoe Muito…

    08/fevereiro/2017 ás 14:12
  28. Sergio Muniz Correa disse:

    Segue meu email para uma resposta com urgência….
    celtaser@gmail.com
    Sergio Muniz Correa.

    08/fevereiro/2017 ás 14:13
  29. Rodrigo disse:

    Caro Sergio.
    Para saber se tem cura ou não é preciso fazer um diagnóstico sério, saber qual a “doença” genética, o estado de saúde dela, e se é possível fazer s cirurgia para retirada da catarata. Normalmente é possível. O melhor a se fazer, nesse primeiro momento, é ir a um médico competente e pedir a ele o diagnóstico e, assim ele poderá dar o melhor prognóstico.

    Att
    Prof Rodrigo Resende

    11/fevereiro/2017 ás 17:23
  30. sueli disse:

    presciso urgentemente deste colirio lanosterol tenho 33 anos ja passei por 3 sirugia e nada resolvel nunca enxerguei de um olho gostaria de uzar este colirio para tirar um mancha branca que esta cobrindo tado meu olho me ajuda por favor.

    02/março/2017 ás 11:37
  31. PEDRO BALBINO DE OLIVEIRA disse:

    QUANDO ESTE COLIRIO CHEGARÁ NO BRASIL EM TODAS AS FARMACIAS. ESTOU NO AGUADO DE UMA RESPOSTA.
    ABRAÇOS
    PEDRO BALBNO DE OLIVEIRA
    VITORIA ESPIRITO SANTO CEL 999133015

    02/março/2017 ás 18:54
  32. PEDRO BALBINO DE OLIVEIRA disse:

    SEM COMENTÁRIO

    02/março/2017 ás 18:55
  33. Rita de Cássia S.Gouveia disse:

    Meu nome éRita, tenho um cão idoso , se for preciso ofereço-o para teste, pois estou muito sensibilizada com sua cegueira. Moro em Recife/PE . Grata.

    03/março/2017 ás 07:43
  34. LUIZ FERNANDES GUEDES LOGRADO disse:

    PRECISO FAZER TRATAMENTO DE CATARATAS URGENTE, EXISTE POSSIBILIDADE DA LIBERAÇÃO DO COLÍRIO PARA BREVE.

    06/março/2017 ás 09:13
  35. Almira francisca disse:

    como posso comprar o colírio e urgente

    16/março/2017 ás 19:55
  36. Vera Brandao Abdo Silva disse:

    Oi, em Nova York ja tem o colirio lanosterol pra comprar para caes??? E no Brasil ????aguardo uma resposta com urgencia pois tenho uma prima passeando em nova york e se vcs me falarem vou pedir a ela .

    17/março/2017 ás 11:26
  37. Pedro lozer dos santos disse:

    Preciso comprar este colírio.

    18/março/2017 ás 06:16
  38. Vera Lúcia Brandão disse:

    Olá.,. Gostaria de comprar colírio lanosterol porque tenho duas poodle começando catarata uma tem 10 anos a outra 12….Onde comprar através de boleto …Moro em Campo Grande MS

    20/março/2017 ás 16:19
  39. Marilda Dervalhe disse:

    Gostaria de comprar o Colírio para dissolver Catarata para usar no meu cachorro. Qual o valor do Colírio e como usar? Tenho urgência pois meu cachorrinho não está enxergando nada.Obrigada. Aguardo respostas.

    23/março/2017 ás 19:32
  40. izael gomes dos santos disse:

    qual nome do colirio para eliminar as cataratas e onde encontrar para comprar esse colirio aqui no brasil

    24/março/2017 ás 10:32
  41. Marilda Dervalhe disse:

    Gostaria muito de receber uma resposta do Email que enviei. É possível? Estou aguardando pois estou com muita dó do meu cachorrinho.

    28/março/2017 ás 18:31
  42. Claudio Molleri disse:

    Preciso de um colírio para catarata tenho 68 anos e diabete por isso estou evitando uma operação.

    29/março/2017 ás 16:06
  43. cleber disse:

    Onde posso comprar o lanosterol e preço grato

    30/março/2017 ás 10:27
  44. cleber disse:

    onde posso comprar lanosterol e preço grato

    30/março/2017 ás 10:28
  45. Eduarda disse:

    O colírio você só consegue pela Amazon

    12/abril/2017 ás 07:09
  46. JOAO SILVA disse:

    Qual nome do colírio pra eliminar as cataratas e onde encontrar aqui no brasil?

    15/abril/2017 ás 12:19
  47. JOAO SILVA disse:

    Qual nome do colírio para eliminar as cataratas e onde comprar aqui no Brasil.
    Urgente!

    15/abril/2017 ás 12:26
  48. Thai disse:

    No Amazon não dá. ..São 99$ mais frete…mais um seguro de 100$

    06/maio/2017 ás 22:57
  49. José Valdemir da Silva disse:

    Esse colírio já esta a venda no Brasil. Qual é o nome, onde encontrar. Grato.

    09/maio/2017 ás 09:41
  50. Alan disse:

    Ola. Estou com catarata e descolamento da retina do olho esquerdo. Será que pode me passar um nome pelo menos para dissolver essa catarata em meu olho? Pois esta horrível e só tenho 24 anos. Ah, e não foi traumático..não e diabete e nem fumo e nem bebo.nem os médicos descobriram o que pode ter acontecido..estou triste… Eles não se propuseram e operar… Se quiseserem me disponho a deixar vocês fazerem uma operação em mim com o teste. Entrem em contato comigo pelo amor de Deus amigos. Grato. Meu Whatsapp é 21980810323 ou me liguem..estou no aguardo. Fiquem com Deus..tebho todos os exames na mão e estou encostado pelo INSS quero voltar a trabalhar logo

    21/junho/2017 ás 08:32
  51. Avelino disse:

    Olá boa noite gostava de saber o nome desse colirio para a cataratas a minha mãe tem cataratas e está aflita vê com muita dificuldade de saber se já se encontra no Brasil ou em que parte do mundial eu posso encontrar o colirio e como se toma esse remédio são gotas ou medicamentos nasal. Por favor me admistrarjudem aguardo um sinal vosso. Ou em parte do mundo vocês têm a venda el. Ou como se chama.

    22/junho/2017 ás 20:57
  52. Natalia Tobar disse:

    Gostaria de saber dos efeitos colaterais deste colírio.Minha mãe vai fazer 90 anos e acho que vai ter que operar mas tem medo .

    02/julho/2017 ás 16:40
  53. joaquim camilo disse:

    Gostaria de saber quando o colírio lanosterol estará disponível no brasil ,para uso verinario.
    Obrigado

    29/julho/2017 ás 17:11
  54. Angela disse:

    Nome é onde encontrar este colírio??

    01/agosto/2017 ás 01:04
  55. roberto disse:

    nome do colirio Lanosterol mercado livre

    05/agosto/2017 ás 22:24
  56. roberto disse:

    nome do colirio Lanosterol compra no mercado livre

    05/agosto/2017 ás 22:28
  57. Filippo disse:

    O colirio LANOSTEROL pode ser usado em humanos ?

    08/agosto/2017 ás 19:30
  58. JUNIOR disse:

    Por gentileza qual é o nome deste colirio e onde posso comprar,pois o meu olho direito ja esta como uma certa dificuldades de enxergar.

    obrigado.

    23/setembro/2017 ás 15:37

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>