Ciência é INVESTIMENTO! Vamos transformar o Brasil em uma Nação rica e forte!

SOLANEZUMAB NO COMBATE AO ALZHEIMER

SOLANEZUMAB NO COMBATE AO ALZHEIMER

Fernanda Maria Policarpo Tonelli, Rodrigo R Resende

Edição Vol. 2, N. 16, 17 de Agosto de 2015

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2015.08.17.008

Já imaginou que um anticorpo, uma proteína que nosso próprio corpo produz para combater a doença de Alzheimer? A princípio isso pareceria uma doença autoimune, mas não o é. É uma grande oportunidade para se interromper a progressão da doença!

Atualmente é muito comum se ouvir falar na doença de Alzheimer (DA) e um grande número de pessoas conhece alguém que recebeu este diagnóstico. A DA é ainda incurável, porém tratável, e ocasiona no paciente a perda de funções cognitivas (memória, atenção, orientação, e linguagem) devido à morte de células cerebrais (1).

Como reflexo do que se observa na sociedade, o Alzheimer é assunto recorrente no Nanocell News. Em edições anteriores já se abordou o desenvolvimento de modelo animal para se estudar a doença (2) (http://www.nanocell.org.br/macacos-desenvolvem-alzheimer/), adaptações no estilo de vida e na dieta que podem auxiliar o paciente (3, 4) (http://www.nanocell.org.br/chocolate-pode-aumentar-a-capacidade-de-memorizacao-e-beneficiar-o-cerebro-com-alzheimer/, http://www.nanocell.org.br/alzheimer-mudanca-de-habito-e-grandes-resultados-a-melhora-pode-estar-em-suas-maos-nao-se-esqueca/), possíveis causas da doença (5, 6) (http://www.nanocell.org.br/infeccao-pelo-virus-herpes-simples-pode-levar-ao-mal-de-alzheimer/,http://www.nanocell.org.br/ddt-influencia-ambiental-no-aumento-do-risco-de-desenvolvimento-da-doenca-de-alzheimer), novas possíveis estratégias para diagnóstico (7, 8) (http://www.nanocell.org.br/novo-metodo-nao-invasivo-para-deteccao-e-tratamento-da-doenca-de-alzheimer/), http://www.nanocell.org.br/diagnostico-do-mal-de-alzheimer-atraves-de-amostra-de-sangue/) e terapia (9-11) (http://www.nanocell.org.br/memoria-medo-e-alzheimer/, http://www.nanocell.org.br/possivel-cura-para-o-mal-de-alzheimer-a-caminho-nanotubos-%CE%B2-amiloide-e-seu-receptor-da-proteina-prionica/, http://www.nanocell.org.br/novos-medicamentos-revertem-os-efeitos-da-doenca-de-alzheimer-em-camundongos/).

Neste ano de 2015, uma nova estratégia de terapia foi proposta. Consiste no uso de um medicamento, chamado Solanezumab, nos estágios ainda iniciais da doença.

O SOLANEZUMAB

A companhia farmacêutica Ely Lilly divulgou na Conferência da Associação Internacional de Alzheimer, realizada no dia 18 de Julho deste ano em Washington, nos Estados Unidos, um novo medicamento contra o Alzheimer (12).

O Solanezumab é uma proteína, mas não uma proteína qualquer. É um anticorpo chamado de IgG1 monoclonal. Mas o que isto significa? Significa que a proteína-medicamento é capaz de se ligar com especificidade em outra substância – chamada antígeno.

O antígeno ao qual o anticorpo se liga de maneira específica é chamado peptídeo β-amiloide (lê se, peptídeo beta-amiloide). Os peptídeos em questão, segundo uma das hipóteses que explicam o surgimento da doença de Alzheimer, estão relacionados com a extensa morte progressiva de neurônios que se observa na DA.

OS PEPTÍDEOS Β-AMILOIDE E A DOENÇA DE ALZHEIMER

Os peptídeos β-amiloide são fragmentos de uma proteína que se encontra naturalmente presente na membrana de neurônios, chamada proteína precursora amiloide (APP).

O processamento indesejado da APP por enzimas β-secretases resultam em sua quebra de forma a liberar os peptídeos β-amiloide. Estes induzem a morte de neurônios por seagregarem formando arranjos em placas, as chamadas placas senis, que, por fim, acabam por matar as células neuronais (Figura 1).

solanezumab

Figura 1: Placas senis formadas pelos peptídeos β-amiloides induzem a morte de neurônios em pacientes com a Doença de Alzheimer.

Os peptídeos em questão são o alvo do novo medicamento, pois o anticorpo reconhece esses peptídeos em sua forma individual, antes de se aglutinarem e formarem as placas senis, que induziria o quadro de morte de neurônios. Assim sendo, o medicamento se liga e sequestra os peptídeos β-amiloide (Figura 2).

 solanezumab-2

Figura 2: O novo medicamento Solanezumab age prevenindo a formação de placas senis pelos peptídeos β-amiloides, se ligando a eles e sequestrando-os.

Logo, se o medicamento for administrado nos pacientes durante os estágios iniciais da doença é possível evitar a formação das placas e a consequente morte indesejada de células neuronais (13). Isso poderia interromper a progressão da Doença de Alzheimer e impedir, por exemplo, a perca de memória.

Os estudos, que já apresentaram resultados positivos em animais e em pacientes com DA nos estágios iniciais que ingeriram a medicação durante 18 meses continuam a ser realizados. E a indústria farmacêutica Eli Lilly & Co promete a divulgação de novos resultados de testes com maior duração em 2016 (14).

Vemos então uma grande possibilidade de se retardar, não a cura, mas impedir a progressão da doença e uma nova oportunidade para nossos queridos.

Outras possibilidades também estão sendo apresentadas nesta edição do Nanocell News, através do uso de Vitamina D e complementos. Leia os posts anteriores!

Referências

1. B. B. Alzheimer’s Disease: Molecular Mechanisms. Disponível através do link <http://www.benbest.com/ lifeext/Alzheimer.html2013>.2015.

2. Parreira RC, Resende RR. MACACOS DESENVOLVEM ALZHEIMER. Nanocell News. 2014;2(4).

3. Nogueira NDR, Kihara AH, Paschon V. CHOCOLATE PODE AUMENTAR A CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO E BENEFICIAR O CÉREBRO COM ALZHEIMER. Nanocell News. 2015;2(13).

4. Furtado CA, Kihara AH, Paschon V. ALZHEIMER, MUDANÇA DE HÁBITO E GRANDES RESULTADOS: A Melhora Pode Estar Em Suas Mãos, Não Se Esqueça! Nanocell News. 2014;2(5).

5. Barbosa RC, Resende RR. INFECÇÃO PELO VÍRUS HERPES SIMPLES PODE LEVAR AO MAL DE ALZHEIMER? Nanocell News. 2014;1.

6. Tonelli FCP, Tonelli FP, Resende RR. DDT: INFLUÊNCIA AMBIENTAL NO AUMENTO DO RISCO DE DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER. Nanocell News. 2014;1(8).

7. Resende RR. NOVO MÉTODO NÃO INVASIVO PARA DETECÇÃO E TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER. Nanocell News. 2015;2(6).

8. Tonelli FCP, Resende RR. DIAGNÓSTICO DO MAL DE ALZHEIMER ATRAVÉS DE AMOSTRA DE SANGUE. Nanocell News. 2014;1(9).

9. Resende RR. MEMÓRIA, MEDO E ALZHEIMER. Nanocell News. 2014;1(17).

10. Tonelli FM, Resende RR. POSSÍVEL CURA PARA O MAL DE ALZHEIMER A CAMINHO: Nanotubos β-amilóide e seu receptor da proteína priônica. Nanocell News. 2014;1(4).

11. Resende RR. NOVOS MEDICAMENTOS REVERTEM OS EFEITOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER EM CAMUNDONGOS. Nanocell News. 2014;1(16).

12. Reuters D. Pesquisadores veem progresso em tratamento de Alzheimer. Disponível através do link < http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/07/pesquisadores-veem-progresso-em-tratamento-de-alzheimer.html >.2015.

13. Alzforum. Disponível através do link <http://www.alzforum.org/therapeutics/solanezumab>. Disponível através do link <http://www.alzforum.org/therapeutics/solanezumab>.2015.

14. Gallagher J. Testes indicam que novo medicamento pode retardar Alzheimer. Disponível através do link < http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150722_alzheimer_novo_remedio_fn >2015.

Print Friendly
  • SOLANEZUMAB NO COMBATE AO ALZHEIMER
  • 7
  1. João Francisco Duque disse:

    Boa tarde moro na cidade de Maria Helena, PR, tenho 54 anos de idade sou funcionário público, o meu pai morreu com Alzheimer a minha mãe também está com Alzheimer, eu sei que essa doença é hereditária. Eu estou propenso a ter essa doença no futuro, não muito distante, eu gostaria de já começar a tomar esse anti corpo (SOLANEZUMAB), como eu faço para adquirir esse medicamento? Já tem no Brasil?
    Abraços
    Francisco

    14/outubro/2015 ás 17:03
  2. ana paula disse:

    Prezados, boa tarde.

    minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer e faz tratamento no Hosp. das Clinicas de BH. Gostaria de adquirir o Solanezumab para que ela possa fazer uso dele junto com os demais que ela já toma.
    como fazer??
    aguardo retorno.

    19/abril/2016 ás 16:29
  3. Jorge Geber disse:

    Minha mãe fez uso de gincobiloba a muitos anos gundapos completa 80 anos começou com uns probleminhas mais nunca aceitava ir ao médico com muita paciência conseguir levala ao Neurologista nós exames constatou está doença onde posso comprar solanezumab

    01/agosto/2016 ás 09:42
  4. Mariza de Moraes Paranhos disse:

    Eu gostaria de saber quando o solanezumabe, estará disponível aqui no brasil.

    17/outubro/2016 ás 22:17
  5. Ana Julia disse:

    onde posso encontrar Solanezumab

    03/março/2017 ás 16:54
  6. Ana Julia disse:

    onde encontrar solanezumab

    03/março/2017 ás 16:54
  7. Jose Luis Machado Semiao disse:

    Como posso adequirir o Solanezumab?

    13/fevereiro/2018 ás 14:44

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>