Resultado! II PRÊMIO CIENTISTAS E EMPREENDEDOR DO ANO INSTITUTO NANOCELL

Resultado! II PRÊMIO CIENTISTAS E EMPREENDEDOR DO ANO INSTITUTO NANOCELL

Edição Vol. 4, N. 13, 7 de Agosto de 2017

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2017.08.07.001

Após 8 meses de trabalho, com mais de 50 mil participações nessa segunda edição, o prêmio mais democrático e meritórico da Ciência Brasileira, temos os nomes dos grandes vencedores do II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell! Querem saber quais são eles?

Aos 5 de fevereiro de 2017 o Instituto Nanocell iniciou uma seleção dos nomes de grandes cientistas brasileiros de seis áreas distintas, a saber: 

  1. Biotecnologia Agro&Industrial; 
  2. Produtos Naturais: Novos fármacos e abordagens terapêuticas;
  3. Doenças Emergentes: Novas estratégias terapêuticas e alvos letais;
  4. Saúde Mental: Descobertas que facilitam a vida;
  5. Biologia Sintética ou Engenharia Genética: Da básica ao cerco ao alvo;
  6. Química fina de materiais: Rotas sustentáveis e novos (nano)materiais.

Além das melhores Empresas de Biotecnologia brasileira.

Primeira Etapa consistiu na indicação, tanto pela academia quanto pelo público leigo, dos nomes de cientistas e empresas como os melhores de sua área. Foram mais de 20 mil indicações! Selecionamos dentre os mais indicados aqueles que tinham os melhores currículos. Certamente, nem todos os cientistas de renome em cada área não o foram indicados. E é exatamente neste ponto que esta premiação e honraria única destaca o Prêmio. 

Embora tenhamos excelentes cientistas, talvez com currículos acadêmicos até melhores do que os que foram indicados, muitos não tiveram ao longo dos anos uma atuação direta com a população. Como essa indicação passa tanto pela academia quanto pelo público leigo, pessoas de áreas completamente diferentes, às vezes, que nada tenham a ver com o desenvolvimento de pesquisas participaram, opinaram e indicaram aqueles que acreditam ser a grande diferença em nossa sociedade. E isso, acreditamos, vale mais do que mil prêmios dentro da academia. Não desmerecemos esses prêmios, pelo contrário, incentivamos e que outros prêmios acadêmicos surjam mais! No Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell agregamos novos valores que trazem os sentimentos da sociedade em conjunto com os da academia para, quem sabe, induzirmos à grande atuação dos cientistas brasileiros diretamente com o seu povo, o brasileiro (Figura 1).

premio-nanocell-2

  Figura 1: O Instituto Nanocell em uma olimpíada para consagrar a ciência brasileira! O Sol nasce para todos! Coincidência entre os símbolos.

Após quase dois meses, encerrou-se a primeira etapa (de  05/02/2017 a 31/03/2017)), e o Instituto Nanocell selecionou, com base no currículo dos cientistas e empresas com maiores números de indicações, aqueles que tinham méritos científicos e ações afirmativas, suficientes para seguirem na Premiação. Um reconhecimento que transcende os muros da academia e se torna popular junto à população brasileira. 

De todos os indicados, foram selecionados 6 cientistas professores e 6 futuros cientistas, que hoje são alunos de pós-graduação (a raiz que cresce e aflora como grandes nomes da ciência brasileira), de cada uma das seis áreas das ciências promovidas nessa edição (citadas acima), juntamente com 6 empresas de biotecnologia. Ao todo foram 36 cientistas e mais 6 empresas! 

A partir desta etapa, cada um dos indicados (professores, alunos, empresas) foram comunicados do Prêmio e se concordariam em participar da premiação. Somente de seu aceite é que os nomes deles foram colocados no ar para votação. Deste momento, eles deixaram de ser indicados para serem candidatos ao Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell (veja os indicados e seus currículos http://www.institutonanocell.org.br/premio/result/?etapa=1).

Na Segunda Etapa (de 01/04/2017 a 01/06/2017) foram mais de 50 mil votos e isso na sua segunda edição! Estamos aproximando a sociedade da academia, e esta da sociedade! Essa etapa correspondeu à votação on-line de cada um dos indicados. Os 3 primeiros colocados receberam pontos que se somaram às médias de seus currículos obtidas na primeira etapa e realizada pelo Instituto Nanocell. 

Somando as notas dos currículos e notas das votações, aqueles que obtiveram a maior nota e maior número de votos passaram para a terceira e última etapa da premiação.

premio-nanocell-2-2 

Arte ADONAI VISUAL – adonai@adonaivisual.com.br

E chegamos ao fim da última etapa. Após a análise criteriosa dos currículos e história, agora somente acadêmica, de cada um dos 39 finalistas (3 alunos e 3 professores de cada uma das 6 áreas mais 3 empresas de biotecnologia), 18 grandes cientistas avaliaram e indicaram os primeiros colocados de cada área. E notem que, esses 18 assessores são cientistas extraordinários, representantes e presidentes de diversas Sociedade Científicas brasileiras, da Academia Brasileira de Ciências, das grandes áreas do CNPq e da CAPES, todos que, acreditamos deveriam estar na lista dos indicados. E então, por que não estavam? Alguns, pediram para não participar já que tinham amigos concorrendo com eles, outros simplesmente por não terem lido o spam, e outros por não poderem participar do grande Congresso que será realizado com eles.

Ah, mas e quem foram esses avaliadores? Aqui você poderá ver seus nomes e currículos http://www.institutonanocell.org.br/#/awards/2.

E, afinal, quem são os grandes cientistas brasileiros e a melhor empresa de Biotecnologia de nossa nação?

E aqui deixamos nosso convite a todos vocês que participaram nas indicações, votações, seleções e aguardam ansiosamente pela grande premiação!

Os nomes dos grandes cientistas, professores e alunos, e da melhor empresa de Biotecnologia do Brasil, nas seis categorias acima citadas, serão divulgados no encerramento do Congresso Novas Vertentes Biotecnológicas para o Desenvolvimento Tecnológico-Social do Brasil, que será realizado entre os dias 18 e 20 de Outubro, no Instituto de Química da USP, São Paulo – capital. Uma parceria entre o Instituto Nanocell, o Instituto de Química-USP e a Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC).

Te aguarmos lá!

Para mais informações sobre o Congresso acesse o link (http://www.institutonanocell.org.br/#/events/2) ou pela nossa fapage Facebook Instituto Nanocell 

Façam suas inscrições com desconto e parcelados em até 12x pelo cartão de crédito pelo site http://www.institutonanocell.org.br/events/   

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>