QUEM SÃO SEUS HERÓIS?

QUEM SÃO SEUS HERÓIS?

Instituto Nanocell

Edição Vol. 4, N. 17, 30 de Outubro de 2017

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2017.10.30.002


Herói é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos.

Além de bravura e coragem, um ato é reconhecido como genuinamente heroico quando a pessoa desempenha ou toma determinada atitude de modo altruísta, ou seja, sem motivos egoístas ou que envolvam o seu ser, mas apenas o bem-estar ou segurança de terceiros.

O altruísmo também é o sinônimo de filantropia e solidariedade.

herois 

Figura 1: Cientistas e Empresas Indicados ao II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell. Os grandes e verdadeiros heróis nacionais são nossos cientistas que transformam nossas vidas, construindo uma nova nação mais justa e rica, produzindo, criando novos produtos e tecnologias para uso de toda a sociedade.

 

Então quem são seus heróis?

O político que rouba, mas faz? O que desvia bilhões e aliena uma sociedade? Ou aquele que teme ser preso e muda as leis? Constrói elefantes brancos e traz as olimpíadas? Construindo um sistema de corrupção altamente moderno que poderia extinguir a fome, a pobreza?

Quem são heróis?

O policial desarmado que enfrenta bandidos com metralhadoras automáticas? Ou o que mata para calar a testemunha? O pobre coitado que se torna traficante por não escolher outra alternativa? Ou os que não têm alternativas para serem escolhidas nas favelas, vales dos Jequitinhonhas, sertões perdidos no mapa político da história do Brasil? Ninguém, nenhum político, ex-presidentes olharam para lá com olhos de solução, só em busca de votos de cabresto.

Quem são seus heróis?

O Estado que cresce e cerceia a liberdade individual do ser? A ditadura velada que assola o congresso? Ou a democracia da minoria?

Quem são seus heróis?

Os populistas que destruíram o país em 13 anos? Os fisiologistas que nunca saíram do poder? Os pseudoliberais que cheiram seu rebanho e compram votos? A esquerda caviar? A direita alienada?

Quem são seus heróis?

O empresário que investe e arrisca tudo para gerar renda? Gerar empregos? O Estado que desconstrói? Os sindicatos que enriquecem seus dirigentes?

Ou o Estado que corta a contribuição obrigatória de sindicatos? Ou recua e da um bilhão para se aquietarem? Enquanto não dá nada para as ciências!

Bill e Melinda Gates que transformaram o mundo com conceito empresarial e agora investe em ciência e tecnologia para os países subdesenvolvidos?

Os Moreira e Salles que fundaram a primeira instituição privada de fomento à pesquisa?

Bancos que captam todos os recursos e lucram 6 bilhões ao trimestre?

Ou funcionários públicos que vivem, ou pelo menos, querem viver como aristocratas? Professores que ditam partidos para a ciência? Arg, a ciência é vermelha! Ah, a ciência é azul! Só alguns bastardos inglórios…

Quem são seus heróis?

O cara que divulga ciências ou pseudociências? O que atinge 1 milhão ou aliena outros milhares?

O doutor que é seu título e faz pseudociência? Não estamos questionando ciências básicas ou aplicadas, mas aquela que nem para o Ignobel concorre.

O jogador de futebol? O artista de telenovela? 

 herois-2

Figura retirada do site http://www.cpadnews.com.br/geracao-jc/30857/quem-sao-os-seus-herois.html


Quem são seus heróis?


Não sei quem são os seus heróis. Sei que, aquele que você não conhece pessoalmente, ou talvez viu e, por um ato altruísta transformou sua realidade. Seja pela sua pesquisa, pela participação em sua pesquisa, pelo ato involuntário, ou até mesmo voluntário, imerso nessa imensa rede de tarefas e obrigações que os cientistas têm, com essa ajuda transforma a realidade da sociedade a sua volta.

Sei que nossos heróis fazem ciências que modificam, transformam nossa sociedade para um mundo melhor. E estes são reconhecidos de maneira autônoma, sem contrapartida ou sem contravenção. Por um ato espontâneo, cada um daqueles 100, 200, 1.000 pessoas que indicaram vocês para serem agraciados como os grandes cientistas pelo que fazem, pelo que acreditam, pelo que ajudam e transformam a realidade de cada um que, a vocês, escolheram.
Sei que os heróis não fogem à luta diária, à barbárie da exclusão das ciências da sociedade.
Sei que são vocês que transformam a pátria amada, que são possíveis de transformar uma marcha pela ciência de pequenas dezenas de cientistas para dezenas de milhares de voluntários anônimos que bradam juntos a construção de um novo país.

Sei que meus heróis desenvolveram máquinas capazes de ver dentro de meu cérebro, desenvolveram derivados da morfina, a cisplatina, a carbamazepina. 

Sei que meus heróis constroem novos mercados, novas empresas, novos empregos, novas tecnologias que mudam o mundo a nossa volta. 

Sei que meus heróis com suas descobertas, com suas ciências desenvolvem o social por meio dos empresários que alavancam suas ideias para outros patamares, para outras fronteiras!

Sei que meus heróis, estão aqui. Fazendo história, mudando a história de um país assolado pela corrupção gerando, produzindo, transformando o conhecimento para uma Nação mais forte!

Sei que meus heróis são os cientistas que acreditam em um novo Brasil.

Sei que todos vocês, Indicados ao Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell, são os verdadeiros heróis para uma grande nação!

Por isso mesmo que Ciência é INVESTIMENTO! Apoiem esse fato que o Brasil tornar-se-á uma Nação rica e forte!

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>