Ciência é INVESTIMENTO! Vamos tornar o Brasil em uma Nação rica e forte!

PRODUÇÃO DE CABELO PODE ABRIR PORTAS PARA A REGENERAÇÃO DE OUTROS ÓRGÃOS

PRODUÇÃO DE CABELO PODE ABRIR PORTAS PARA A REGENERAÇÃO DE OUTROS ÓRGÃOS

Fernanda Maria Policarpo Tonelli, Rodrigo R Resende

Vol. 1, N. 9, 01 de Abril de 2014
DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2014.04.01.002

Para o correto funcionamento de uma célula e dos tecidos que estas formam se faz necessária a ação de diversas moléculas, muitas das vezes atuando em sequência de reações ordenadas: as vias de sinalização. Essas vias de sinalização são os meios pelos quais as células se comunicam entre si. Elas também conversam, mas da maneira delas, emitindo sinais, que são moléculas excretadas pela própria célula, e que viajam até a célula vizinha ou à distância (por meio dos vasos sanguíneos, neste caso são chamadas de hormônios). Quando essas moléculas alcançam as células destinatárias, elas recebem a informação por meio de proteínas de membranas, que são chamadas de receptores, e estes traduzem ou transduzem a resposta para dentro desta célula, fazendo com que cresça, migre, diferencie-se ou, até mesmo, morra. A sinalização por meio destas vias se faz essencial para a ocorrência de eventos celulares, como a divisão e morte celulares, que por sua vez permitem que ocorram processos mais amplos, como a regeneração de tecidos.

Dentre as vias de sinalização, a via conhecida como Wnt/β-catenina tem papel importante no processo de regeneração de tecido. Um dos locais em que este papel já foi percebido é no folículo capilar (1), isto mesmo, na raiz dos cabelos. Neste, coexistem células-tronco responsáveis pela regeneração em si, e células já diferenciadas, que se acreditava serem as reguladoras do processo regenerativo.

Num estudo publicado recentemente na revista Science, o grupo da Profa Valentina Greco do Centro de Células-Tronco Yale, da Yale University School of Medicine, em New Haven, nos EUA, mostrou que a ativação de β-catenina em células-tronco do folículo capilar de camundongos é suficiente para promover divisão celular (Figura 1) e organização de células para a formação de um novo folículo, isto é, a ativação de β-catenina induz com que as células-tronco formem novas raízes, podem assim nascer um novo fio de cabelo: tudo isso de maneira independente das células que já existiam ou já diferenciadas presentes antes (2).

cabelo_regeneracao_orgaos

Figura 1: Células-tronco do folículo capilar, em verde, entram em processo de divisão celular (em destaque na seta vermelha) ao se ativar a via Wnt/β-catenina. Modificada de (2).

Logo, este estudo oferece um entendimento mais aprofundado do papel da sinalização Wnt/β-catenina na regeneração do folículo capilar, demonstrando ser esta via capaz de promover a regulação, tanto temporal quanto espacial das células-tronco desta estrutura: de maneira independente das demais células do folículo. Assim sendo, novas pesquisas podem agora ser desenvolvidas a fim de se verificar se esta via é também capaz de regular estes eventos de regeneração envolvendo células-tronco em outros tecidos do organismo, e de forma independente da sinalização por células já diferenciadas na vizinhança. O que poderia levar à regeneração tecidual de órgãos danificados como na hepatite ou infarto do miocárdio, por exemplo.

Referências Bibliográficas:

1. Lowry WE, Blanpain C, Nowak JA, Guasch G, Lewis L, Fuchs E. Defining the impact of β-catenin/Tcf transactivation on epithelial stem cells. Genes & Dev. 2005;19:1596-611.

2. Deschene ER, Myung P, Rompolas P, Zito G, Sun TY, Taketo MM, et al. B-Catenin Activation Regulates Tissue Growth Non–Cell Autonomously in the Hair Stem Cell Niche. Science. 2014;343:1353-6.

Print Friendly
  • PRODUÇÃO DE CABELO PODE ABRIR PORTAS PARA A REGENERAÇÃO DE OUTROS ÓRGÃOS
  • 4
  1. Regina Martins disse:

    Tenho Alopecia Androgenica e gostaria de saber se esse estudo preve a regeneração de bilbos capilares inativos.
    Esta sendo desenvolvido algum tratamento para humanos?

    05/abril/2014 ás 18:31
  2. Rodrigo Resende disse:

    Prezada Regina,
    estão em desenvolvimento. Conversei ontem com os pesquisadores responsáveis pelo projeto, nos EUA, e, se tudo correr bem, em torno de 8 anos estará disponível para a população.

    obrigado
    prof. Rodrigo Resende

    14/abril/2014 ás 12:57
  3. Lara disse:

    Prezada Regina Martins , meu cabelo quando virgem era grosso, bastante cabelo, crespo e lógico saudável. então há alguns anos atrás foram feitos procedimentos de alisamento com produtos fortes na época chamava-se de TOUCA DE GESSO para alisar o cabelo,após percebi que meu cabelo começou a cair e começou a ficar fino e totalmente sem vida inclusive tenho falhas no couro cabeludo em consequência disso e uma profunda depressão, então gostaria de saber se essas pesquisas com células tronco como era o NATURAL do cabelo como meu caso.
    Obrigada pela atenção

    19/agosto/2014 ás 00:39
  4. Marlene disse:

    Gostaria de saber como está o andamento da pesquisa, e se realmente será usada em seres humanos, tenho queda de cabelo , um problema genético nas mulheres da minha família. Me disponibilizo para testes.

    02/agosto/2017 ás 20:28

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>