Ciência é INVESTIMENTO! Vamos tornar o Brasil em uma Nação rica e forte!

OBESIDADE MATERNA E DIETA COM ALTO TEOR DE GORDURA COMPROMETEM A SAÚDE DO BEBÊ PELO RESTO DA VIDA

OBESIDADE MATERNA E DIETA COM ALTO TEOR DE GORDURA COMPROMETEM A SAÚDE DO BEBÊ PELO RESTO DA VIDA

Edição Vol. 2, N. 07, 3 de Fevereiro de 2015

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2015.02.02.001

Uma dieta rica em gordura e obesidade durante a gravidez comprometem a formação do sangue, ou a hematopoiese, o sistema de células-tronco no fígado fetal responsável pela criação e manutenção do sangue e da função do sistema imunológico ao longo da vida de uma criança.

Mamães que comem muita gordura, ou que se mantêm obesa durante a gravidez, claro, além do peso que se deve ganhar durante a mesma, criam sérios perigos para seus filhos durante toda a sua vida adulta! As crianças podem ter tanto problemas na produção de células sanguíneas vermelhas, quanto brancas. Isso quer dizer que a criança poderá ter problemas de anemia, ou baixa quantidade de células vermelhas ou hemácias, que carregam o oxigênio que respiramos, por toda a sua vida, ou o que é pior, seu sistema imune, formado pelas células brancas ou leucócitos, será tão fraco que poderá ter problemas de saúde por toda sua curta vida. Curta porque, quanto mais frágil seu sistema imune, mais fácil a pessoa adoece e mais difícil sua recuperação, consequentemente mais risco de morrer por qualquer doença que muitos sobrevivem, como é o caso da dengue e de uma gripe simples, por exemplo.

Anteriormente, havíamos publicado aqui no NANOCELL NEWS que, o que os papais comem pode fazer com que seus filhos sejam obesos na vida adulta (1) (veja mais em http://www.nanocell.org.br/o-que-papai-come-pode-fazer-com-que-seus-filhos-sejam-obesos-na-vida-adulta/). A pesquisa apresentou dados que há uma ligação biológica entre a dieta, peso corporal e saúde do pai no momento da concepção e que afeta diretamente a saúde de seus filhos levando à diabetes, obesidade, doenças crônicas degenerativas e envelhecimento precoce.

Esta nova pesquisa enfatiza uma cena que já é amplamente conhecida, a de que mamães obesas ou uma dieta rica em gordura durante a gravidez causam prejuízos à futura vida de seus filhos e, agora de maneira mais alarmante, podendo já assinar sua sentença de morte antes mesma da criança nascer (Figura 1)!

 obesidade-materna

Figura 1: Uma dieta rica em gordura durante a gravidez prejudica as células-tronco do feto em desenvolvimento.

O fardo de uma dieta de estilo ocidental ao longo da vida sobre o coração e sistema circulatório tem sido muito apreciado. No entanto, antes deste estudo, ninguém havia analisado se as células-tronco do sangue em desenvolvimento poderiam ser igualmente vulneráveis a uma dieta pré-natal rica em gordura e/ou à obesidade materna. Os resultados foram publicados na revista científica Molecular Metabolism.

Os resultados oferecem um modelo para testar se os efeitos de uma dieta rica em gordura e obesidade podem ser reparados por meio de uma intervenção dietética, uma questão fundamental ao extrapolar estes dados para as populações humanas (2). A pesquisa foi liderada pelo professor Dr. Daniel L. Marks, professor de endocrinologia pediátrica na Escola de Medicina e OHSU Papé Family Research Institute pediátrica do Hospital do Hospital de Crianças de Doernbecher OHSU (OHSU Doernbecher Children’s Hospital) em Portland, Oregon, nos EUA,

Vários anos atrás, o professor Marks e seus colegas desenvolveram um modelo de camundongo que imita de perto a dieta rica em gordura e rica em açúcares consumida atualmente por muitas mulheres jovens em idade fértil (3). A pesquisa subsequente demonstrou que a sobrealimentação materna naqueles camundongos reduziu significativamente o tamanho do fígado fetal (3).

Armado com esta informação, Marks montou uma parceria com outro especialista em células-tronco, o Dr. Peter Kurre, professor de oncologia pediátrica na Escola OHSU de Medicina e do Instituto de Investigação Pediátrica Papé.

Juntos, eles descobriram que as complexas mudanças que ocorrem como resultado de uma dieta rica em gordura e obesidade materna colocam restrições significativas sobre o crescimento e expansão das células-tronco do sangue no fígado fetal, o que acaba por comprometer o sistema imunológico em desenvolvimento do feto (2).

À luz do estilo ocidental de vida, com uma dieta rica em gordura se espalhando e que acompanha a epidemia de obesidade, este estudo destaca a necessidade de compreender melhor a susceptibilidade anteriormente não conhecida, a de que o sistema de células-tronco e progenitoras é passível de se reduzir durante o desenvolvimento fetal em mulheres grávidas obesas ou quem consomem muita gordura. Essas descobertas podem fornecer amplo contexto para o aumento de doenças imunes e predisposição alérgica em crianças (2).

Como comentado várias vezes aqui, o melhor é sempre fazer atividades físicas, inclusive durante a gravidez. Quatro caminhadas, de 30 minutos cada, durante a semana já o são suficientes para reduzir os riscos relacionados à obesidade (4-7) (veja mais em http://www.nanocell.org.br/o-que-e-hipertensao-1o-capitulo/).

Referências

1. Resende RR. O QUE PAPAI COME PODE FAZER COM QUE SEUS FILHOS SEJAM OBESOS NA VIDA ADULTA.Nanocell News. 2014 07/14/2014;1(14):6.

2. Kamimae-Lanning AN, Krasnow SM, Goloviznina NA, Zhu X, Roth-Carter QR, Levasseur PR, et al. Maternal high-fat diet and obesity compromise fetal hematopoiesis. Molecular Metabolism. 2015.

3. McCurdy CE, Bishop JM, Williams SM, Grayson BE, Smith MS, Friedman JE, et al. Maternal high-fat diet triggers lipotoxicity in the fetal livers of nonhuman primates. J Clin Invest. 2009 Feb;119(2):323-35. PubMed PMID: 19147984. Pubmed Central PMCID: 2631287. Epub 2009/01/17. eng.

4. Lacerda LHG, Resende RR. O QUE É HIPERTENSÃO? (1º Capítulo). Nanocell News. 2014 24/06/2014;1(13). Epub 24/06/2014.

5. Lacerda LHG, Resende RR. O QUE É HIPERTENSÃO? (2º Capítulo). Nanocell News. 2014 09/01/2014;1(2). Epub 09/01/2014.

6. Lacerda LHG, Resende RR. O QUE É HIPERTENSÃO? (3º Capítulo): Controlando o Colesterol! Nanocell News. 2014 09/10/2014;1(2). Epub 09/10/2014.

7. Lacerda LHG, Guimarães KCSB, Resende RR. O QUE É HIPERTENSÃO (4º CAPÍTULO): Alimente-se melhor!Nanocell News. 2014 12/02/2014;2(4). Epub 12/02/2014.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>