Ciência é INVESTIMENTO! Vamos transformar o Brasil em uma Nação rica e forte!

O FILHO DO HAMAS: Um olhar de dentro sobre a guerra entre a Palestina e Israel!

O FILHO DO HAMAS: Um olhar de dentro sobre a guerra entre a Palestina e Israel!

Vol. 1, N. 15, 05 de Agosto de 2014
DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2014.08.05.001

De todos os livros que lemos e, nem todos os colocamos aqui, seja por falta de espaço ou mesmo tempo hábil de escrever a resenha, sempre há um ou outro que nos surpreendem. Não importa se falam de áreas específicas como a física ou biologia, de auto-ajuda ou, biografias, como é o assunto deste livro. Alguns saem do extremo de apenas apresentar fatos sob uma perspectiva própria para um contexto mais amplo, que transcendem a própria história que é contada como real para se mostrar como é a verdadeira história de onde vivemos.

Não podemos mudar as pessoas, mas podemos influencia-las. Tornamos-nos o que fazemos, mas ao analisarmos o que somos podemos nos tornar melhores, nos transformar em pessoas mais saudáveis uns para com os outros. E o livro Filho do Hamas é um destes que influencia milhares de pessoas para o bem.

“O livro O Filho do Hamas apresenta a emocionante história de Mosab, fazendo uma autópsia na velha disputa entre judeus e palestinos, colocando o leitor em uma profunda reflexão sobre honra, dignidade e amor ao próximo. A narrativa impressiona tanto a leigos quanto a mestres do assunto.”

Às vésperas de completar 18 anos, movido pela raiva e pelo desejo de vingança, Mosab decide assumir um papel mais ativo no combate a seus opressores e acaba sendo preso e levado para o mais terrível centro de interrogatórios israelense.Depois de dias sob tortura, ele recebe uma proposta do Shin Bet, o serviço de inteligência interno de Israel: sua liberdade em troca da colaboração para identificar os líderes do Hamas responsáveis por ataques terroristas. A princípio, considera a oferta absurda. Afinal, como poderia trair sua religião e seu povo e ajudar seus inimigos? Filho do Hamas é o relato impressionante do caminho inesperado que Mosab resolve seguir ao questionar o sentido de um conflito que só traz sofrimento para os inocentes, sejam eles palestinos ou israelenses. No livro, ele revela como se tornou espião do Shin Bet, narra passagens da vida dupla que levou durante 10 anos e fala das escolhas arriscadas que fez para conter a violência de uma das organizações terroristas mais perigosas do mundo. Esta é também uma história de transformação pessoal, uma jornada de redescoberta espiritual que começa com a participação de Mosab num grupo de estudos bíblicos e culmina na sua conversão ao cristianismo e na crença de que “amar seus inimigos” é o único caminho para a paz no Oriente Médio.

“Mosab Hassan Yousef é o filho mais velho do xeique (líder religioso muçulmano) Hassan Yousef, um dos fundadores do Hamas (organização palestina que luta contra Israel).” Fazendo parte do nascimento do Hamas, testemunhou as manobras políticas e militares que contribuíram para acirrar ainda mais a sangrenta disputa no Oriente Médio. Mosab nasceu em Ramallahm Cisjordânia. “Assim como seu pai admirava seu avó, Mosab seguia todos os passos de seu pai. Achava-o um homem justo, amoroso e determinado, desejando ser como ele.” E, por ser o filho mais velho do xeique Hassan Yousef, todos acreditavam que ele seguiria os passos do pai.

Para impedir que os palestinos cruzassem as fronteiras de seu estado, Israel age com opressão, perseguindo e prendendo os líderes religiosos mulçumanos que incentivavam organizações como o Hamas. Assim, como o é hoje. Em uma atmosfera desacreditada e vingativa como esta, crescem as crianças sob sentimentos de medo e ódio, proliferando e fazendo com que persista ainda mais a guerra entre Palestina e Israel. Como forma de defesa, mesmo sem entender ao certo o que estão fazendo, crianças e outros civis atiravam pedras nos soldados israelenses, e nosso protagonista Mosab estava dentre eles. Os mais radicais e influentes, que não se arriscavam em entrar na linha de fogo, manipulavam psicologicamente os mais jovens e pessoas mais velhas sem influência para que realizassem ataques terroristas contra Israel. O pai de Mosab, embora não estivesse completamente ligado a esses ataques, por ser um dos líderes que incentivavam o Hamas, foi preso por diversas vezes, fazendo com que sua família ficasse sozinha e com dificuldades financeiras. Toda vez que ele retornara era uma festa, entretanto, não demorava muito para que voltasse para a prisão.

Mosab, vendo os israelenses perseguindo e prendendo seu pai por diversas vezes e, muitas delas sem qualquer razão plausível, cresceu sob tensão de desconfiança, ódio e perseguição (parece com um certo “grupo”, “partido” faz quando está sob holofotes de denúncia e não aceitam críticas, ameaçam!). Mosab cresceu odiando Israel e todos os judeus.

Às vésperas de completar 18 anos, movido pela raiva e pelo desejo de vingança, Mosab decide assumir um papel mais ativo no combate a seus opressores e acaba sendo preso e levado para o mais terrível centro de interrogatórios israelense.

Algo dá é errado e ele é descoberto. Os soldados israelenses o raptam, levando-o para prisão, onde ele é torturado. Depois de dias sob tortura, ele recebe uma proposta do Shin Bet, o serviço de inteligência interno de Israel: sua liberdade em troca da colaboração para identificar os líderes do Hamas responsáveis por ataques terroristas.

Mosab encontra-se em um impasse. Deve ele trair a tudo que conhece? Seu país? Seus familiares? Sua religião? Além do mais, como poderia ajudar seus inimigos mortais em troca da liberdade?

Filho do Hamas é o relato impressionante do caminho inesperado que Mosab resolve seguir ao questionar o sentido de um conflito que só traz sofrimento para os inocentes, sejam eles palestinos ou israelenses. No livro, ele revela como se tornou espião do Shin Bet, narra passagens da vida dupla que levou durante 10 anos e fala das escolhas arriscadas que fez para conter a violência de uma das organizações terroristas mais perigosas do mundo. Esta é também uma história de transformação pessoal, uma jornada de redescoberta espiritual que começa com a participação de Mosab num grupo de estudos bíblicos e culmina na sua conversão ao cristianismo e na crença de que “amar seus inimigos” é o único caminho para a paz no Oriente Médio.

Um pouco mais sobre…

O objetivo de Mosab

Separei um trecho do livro que resume um dos objetivos de Mosab ao escrever esse livro.

Ao contar minha história, a maior esperança que tenho é mostrar ao meu povo – os palestinos seguidores do Isla, que têm sido usados por regimes corruptos há centenas de anos – que a verdade pode libertá-los.”

Também faço esse relato para permitir que o povo israelense saiba que há esperança. Se eu, o filho de um dos líderes de uma organização terrorista cujo objetivo é a extinção de Israel, pude chegar a um ponto no qual não apenas aprendi a amar o povo judeu como também arrisquei minha vida por ele, é porque existe um sinal de esperança.” – Página 272, Postscriptum

Livro: Filho do Hamas – Relato Impressionante Sobre Terrorismo, Traição, Intrigas Políticas e Escolhas…

Autor: Yousef, Mosab Hassan

Editora: Sextante / Gmt

filho_hamas

Características detalhadas

I.S.B.N.: 9788575425619Cód. Barras: 9788575425619

Reduzido: 2966553Altura: 21 cm.

Largura: 14 cm.

Profundidade: 1 cm.

Edição: 1 / 2010

Idioma: Português

País de Origem: Brasil

Número de Páginas: 288

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>