Ciência é INVESTIMENTO! Vamos tornar o Brasil em uma Nação rica e forte!

LABORATÓRIO EM SALA DE AULA: Produzindo CO2

LABORATÓRIO EM SALA DE AULA: Produzindo CO2

Rebecca Vasconcellos Botelho de Medeiros, Rodrigo R. Resende, Saulo Robério Rodrigues Maia

Edição Avulsa (Alô, Escolas!) Vol. 2, N. 12, 02 de Junho de 2015

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2015.06.03.011

Mais uma vez nós trazemos uma experiência para os alunos do Ensino Médio na tentativa de elucidar os conceitos de reações químicas. Uma reação química fácil e barata que  também pode ser utilizada com esta finalidade é a produção de dióxido de carbono. O dióxido de carbono, representado pela fórmula química CO2, é um composto inorgânico pertencente à categoria dos óxidos, é gasoso à temperatura ambiente, incolor, inodoro, apolar, linear e solúvel em água. Essa substância também é conhecida como gás carbônico ou, ainda, anidrido carbônico. Devido a estas características deste composto, no experimento sugerido por nós, a produção deste gás será mensurada por um balão onde este gás ficará aprisionado.

O dióxido de carbono é produzido durante a respiração celular e durante a decomposição de matéria orgânica pelos decompositores e é utilizado durante a fotossíntese, processos fundamentais para o ciclo do carbono (Figura 1). Além disso, o CO2 é obtido como subproduto de diversas reações químicas industriais, como, por exemplo, a fermentação alcóolica, a decomposição de carbonatos, a produção de águas gaseificadas e refrigerantes, na produção de extintores de incêndio e em temperaturas muito baixas da forma ao gelo-seco. Contudo, o CO2 é mais abordado quando o assunto é o efeito estufa (1). Todos esses assuntos podem ser abordados durante a realização do experimento sugerido por nós ou podem ser abordados em uma resenha produzida pelos alunos.

produzindo-co2

Figura 1: Ciclo do carbono. (imagem: http://meioambiente.culturamix.com/)

Material Necessário

  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • Balão
  • Funil
  • Garrafa de gargalo estreito

Passo a passo

  1. Colocar vinagre dentro da garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da garrafa;
  1. Com o auxílio do funil, colocar no balão um pouco de bicarbonato de sódio;
  1. Prenda a boca do balão no gargalo da garrafa. Levantar o balão de modo que o bicarbonato de sódio caia dentro da garrafa;

O vinagre começará a fazer bolhas e o balão começará a encher devagar. Isso acontece porque o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato de sódio liberando dióxido de carbono (Figura 2). À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumenta e o balão enche. O experimento é interessante de se fazer em sala de aula, pois possui baixo custo e os alunos poderão ver a reação ocorrendo através da formação do produto.

produzindo-co2-2

Figura 2: Reação que acontece no experimento (imagem: br.pinterest.com)

Referências

1. Resende RR. EFEITO ESTUFA E SEU IMPACTO ECOLÓGICO SOBRE AS ESTAÇÕES. Nanocell News. 2014;2(2).

2. Maia, SRR. et. al. MANUAL DE AULAS PRÁTICAS DE UM LABORATÓRIO D E QUÍMICA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS. Subprojeto PIBID/Química/FAEC-UECE, 2013.

Print Friendly
  • LABORATÓRIO EM SALA DE AULA: Produzindo CO2
  • 1
  1. André José Alves da Silva disse:

    Sou professor dos anos iniciais do ensino fundamental, atuando em turmas do 5° ano de escolaridade, e gostaria de receber sugestões de experiência que possibilitassem a concretização da aprendizagem. Gostei muito das experiências que observei.

    12/janeiro/2018 ás 09:57

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>