LABORATÓRIO EM SALA DE AULA: Preparando Água Destilada

LABORATÓRIO EM SALA DE AULA: Preparando Água Destilada

Rebecca Vasconcellos Botelho de Medeiros, Rodrigo R. Resende, Saulo Robério Rodrigues Maia

Edição Avulsa (Alô, Escolas!) Vol. 2, N. 14, 06 de Julho de 2015

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2015.07.16.001

O petróleo, aquele óleo preto que é obtido das profundezas da terra, seja no continente seja nos oceanos, com seu fracionamento gera a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo. Ele também pode dar origem a vários outros produtos como, por exemplo, a parafina, o gás natural, plásticos, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação. Isto é possível através da destilação fracionada do petróleo. A destilação é um método muito utilizado nas indústrias para separar duas ou mais substâncias em uma mistura. Bastam os componentes desta mistura possuírem pontos de ebulição diferentes, isto é, pontos em que as substâncias dentro da mistura entram em evaporação, como ocorre nos derivados do petróleo, que possuem pontos de ebulição diferentes e valores próximos um dos outros.

Há dois tipos de destilação: destilação simples e a destilação fracionada. A destilação simples é utilizada na separação de uma mistura homogênea composta de uma substância sólida e uma substância líquida, como no caso da solução de água e sal, com pontos de ebulição ou evaporação diferentes. Já a destilação fracionada é utilizada na separação de uma mistura homogênea, como o petróleo, composta de duas ou mais substâncias líquidas, com pontos de ebulição diferentes.

A água destilada é utilizada em laboratórios de pesquisa, na preparação de soluções, por conter unicamente moléculas de água. Assim, temos a certeza que, na solução preparada com água destilada em nosso laboratório, não haverá nenhum íon indesejado. Em resumo, quando você remove os minerais e as substâncias químicas presentes na água, você a destila. É muito fácil fazer água destilada e existem vários métodos caseiros para isso (Figura 1).

agua-destilada

Figura 1: Preparo de água destilada em laboratórios

Material Necessário

  • Água
  • Corante alimentício
  • Chaleira
  • Panela de metal pequena
  • Gelo
  • Frasco com tampa
  • Fogão ou outra forma de aquecimento

Passo-a-passo

  1. Coloque cerca de um copo de água com algumas gotas de corante para ferver na chaleira. Quando a água ferver, aproxime do bico da chaleira uma pequena panela contendo gelo no seu interior. Observe o que ocorre do lado de fora da panela com gelo
  2. Recolha a água destilada, inclinando a panela com gelo e colocando em um frasco abaixo de onde as gotas começarem a pingar.
  3. Recolha aproximadamente meio copo de água destilada.

Referências

  1. Maia, SRR. et. al. Manual de Aulas Práticas de um Laboratório de Química com Materiais Alternativos. Subprojeto PIBID/Química/FAEC-UECE, 2013.
Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>