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LABORATÓRIO DE QUÍMICA EM SALA DE AULA: Produção De Iodofórmio

LABORATÓRIO DE QUÍMICA EM SALA DE AULA: Produção De Iodofórmio

Rebecca Vasconcellos Botelho de Medeiros, Rodrigo R. Resende, Saulo Robério Rodrigues Maia

Edição Avulsa (Alô, Escolas!) Vol. 2, N. 7, 19 de Fevereiro de 2015

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2015.02.19.005

Ensinar química para o Ensino Médio de vez em quando é uma tremenda dificuldade. Não é raro escutar relatos de alunos referentes à suas dificuldades com a matéria. Realmente tem que ter muita didática para ensinar a eles como ocorrem as reações químicas. Como pode, em uma reação, os reagentes serem líquidos e o produto um sólido? Pois isso é sim possível, e se mostrássemos isso a eles, o entendimento sobre reações químicas ficaria mais claro e mais fácil de ser absorvido. Uma reação química fácil e barata pode ser utilizada com esta finalidade: a produção de iodofórmio.

O iodofórmio, comumente chamado de Iodo, é muito utilizado para diminuir a infecção, ou seja, a invasão de bactérias e outros agentes externos em feridas abertas, visto que resseca a ferida e é considerado analgésico e antisséptico (que mata as bactérias). Promove uma reação local sobre os tecidos, diminuindo a secreção e a exsudação de líquidos dele. Também estimula a proliferação celular e decompõe-se lentamente à temperatura corporal (37°C) ativando a fagocitose de resíduos irritantes aos tecidos. O iodofórmio é intensamente radiopaco, isto é, os raios-x provenientes do cilindro radiográfico não conseguem atravessar essa substância e ela aparece branca na radiografia.

O iodofórmio possui a formula molecular CHI3 e é composto por um alto teor de iodo, possuindo coloração amarela e pouca solubilidade em água (Figura 1). O iodofórmio é usado em sínteses orgânicas e no teste do iodofórmio, para a detecção dos grupos CH3CO-, e na distinção entre cetonas (R-CO-R).

iodoformioFórmula do Iodofórmio

Material necessário

  • Colher de chá
  • Colher de sopa
  • Conta-gotas
  • Copo de vidro
  • Álcool e acetona (2,5mL)
  • Tintura de iodo (10mL)
  • Hidróxido de sódio (soda cáustica – 20g)

Passo-a-passo

1º Colocar 50 mL de água e 1 colher de chá (rasa) de hidróxido de sódio (NaOH) em um copo transparente. Misturar bem, até dissolver, e então acrescentar 5 mL de acetona. Agitando (isso permite que a reação ocorra em toda a solução), adicionar com o conta-gotas, 10 gotas de tintura de iodo e observar durante 5 minutos. A seguir, gotejar mais 20 gotas de tintura de iodo. Agitar a mistura e observar durante 5 minutos. Peça aos seus alunos para anotar as observações.

2º Colocar 50 mL de água e 1 colher de chá (rasa) de hidróxido de sódio (NaOH) em um copo transparente. Misturar bem, até dissolver, e então acrescentar 2,5 mL de álcool. Agitando, adicionar com o conta-gotas, 40 gotas de tintura de iodo e observar durante 10 minutos. Peça aos seus alunos para anotar as observações (Figura 1).

iodoformio2

Figura 1: Iodofórmio em água e em álcool. O iodofórmio é um sólido amarelo, insolúvel em água. (imagem: reprodução/internet)

O experimento é interessante de se fazer em sala de aula, pois possui baixo custo e os alunos poderão ver a reação ocorrendo através da formação do produto (Figura 2). Ao se tratar a acetona ou o álcool com tintura de iodo, na presença de solução aquosa de hidróxido de sódio, ocorre a formação de iodofórmio, um sólido amarelo-claro insolúvel em água, que precipita.

iodoformio3

Figura 2: Reação do Iodo com a acetona (acima) e com o álcool (abaixo) produzindo o Iodofórmio.

Referências

1. Maia, SRR. et. al. MANUAL DE AULAS PRÁTICAS DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS. Subprojeto PIBID/Química/FAEC-UECE, 2013.

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