Ciência é INVESTIMENTO! Vamos transformar o Brasil em uma Nação rica e forte!

INFERTILIDADE MASCULINA: Cuidados Com A Saúde Garantem Espermatozoides Saudáveis

INFERTILIDADE MASCULINA: Cuidados Com A Saúde Garantem Espermatozoides Saudáveis

Marcela Santos Procópioa, Fernanda Maria Policarpo Tonellib

a Laboratório de Biologia Celular/ Departamento de Morfologia/ ICB/ UFMG b

Edição Vol. 2, N. 07, 3 de Fevereiro de 2015

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2015.02.02.005

No novembro azul, mês conhecido mundialmente para o combate ao câncer de próstata, discute-se bastante sobre os cuidados com a saúde do homem. Tudo bem, não estamos em Novembro. 2014 já passou e estamos em 2015. Que bom que muitos chegamos já neste novo ano. Porém, somente no Brasil, no ano passado 68.800 homens foram positivos para o câncer de próstata. E destes, 13.129 morreram. Então, independente de qual mês ou ano estamos, o cuidado e a prevenção com o câncer devem ser mantidos durante todos os dias, de todos os meses, de qualquer ano que vivermos! Sendo assim, mantendo a saúde masculina em foco, dedicamos este texto a outra questão muito importante: a queda de qualidade do sêmen, aquele líquido que é ejaculado pelos homens.

A qualidade do sêmen é um fator determinante na fertilidade do homem. O termo “infertilidade” é referente ao casal e pode ser definido como a incapacidade de um casal conseguir uma gestação, após mais de um ano de relações sexuais desprotegidas (sem métodos que evitem a gravidez) e frequentes. Contudo, é importante não confundir a infertilidade com impotência sexual (ou disfunção erétil), que significa a incapacidade de atingir ereções do pênis satisfatórias para o ato sexual.

O declínio da qualidade do sêmen em homens tem sido discutido em diversos países, e resultados de pesquisas já vêm mostrando que essa qualidade está de fato em queda nos últimos anos — entre os franceses, por exemplo, a concentração de espermatozoides por mililitro de sêmen passou de 74 milhões para 50 milhões entre 1989 e 2005 . Já na Dinamarca, um estudo com homens jovens de aproximadamente 19 anos mostrou que somente 1 em 4 homens possuem sêmen com boa qualidade, considerando a concentração e a morfologia dos espermatozoides .

No Brasil ainda não sabemos como está a fertilidade dos homens. Com o intuito de investigar a qualidade do sêmen dos homens brasileiros, pesquisadores da UFMG iniciaram uma pesquisa com homens jovens universitários de Belo Horizonte com idade entre 18 e 23 anos. Para a realização do projeto será necessária a participação de pelo menos 300 voluntários que residam na região metropolitana de Belo Horizonte. Pretende-se também averiguar o estilo de vida dessas pessoas, incluído a alimentação, a prática de atividades físicas e o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. A exposição a contaminantes ambientais, denominados desreguladores endócrinos, presentes em diversos produtos de uso cotidiano, também serão investigados no plasma sanguíneo e urina dos voluntários (ver abaixo).

Veja como os hábitos de vida saudáveis podem influenciar na qualidade do sêmen nos tópicos abaixo e confira ainda informações a respeito do projeto, caso você ou alguém que você conheça deseja voluntariar-se para participação no estudo.

HÁBITOS ALIMENTARES

A dieta possui grande influência na saúde humana. O alto consumo de gorduras saturadas tem sido associado com as doenças cardiovasculares e ao risco de câncer . Mas, recentemente vários estudos têm mostrado que homens com elevada ingestão de gorduras saturadas apresentaram baixa concentração espermática e quantidade total de espermatozoides no ejaculado, além do aumento de espermatozoides com a mobilidade reduzida .

O consumo de bebidas ricas em açúcares, como refrigerantes, também está associado ao aumento do número de espermatozoides com a mobilidade reduzida , enquanto homens com dietas ricas em vitamina D possuem aumento da motilidade dos espermatozoides .

Roedores que não possuem o receptor para vitamina D nos espermatozoides (VDRknockout) são estéreis, demonstrando essencial importância dessa vitamina no desenvolvimento da função normal do espermatozoide . A deficiência dessa vitamina na dieta em roedores também leva a contagem de espermatozoides reduzida, prejuízos à motilidade espermática e menores taxas de fertilidade em fêmeas inseminadas com sêmen de machos deficientes em vitamina D .

A alta ingestão de cafeína (> 800 mg/dia, só para efeito de comparação, uma xícara média de café tem cerca de 100 mg de cafeína), encontrada em bebidas como o café, chá, chocolate e alguns refrigerantes (particularmente os contendo cola), também é um hábito considerado prejudicial à qualidade do sêmen, diminuindo a concentração de espermatozoides no ejaculado e também prejudicando a sua motilidade .

ATIVIDADES FÍSICAS X SEDENTARISMO

A prática de atividades físicas é considerada essencial para a manutenção da qualidade de vida humana, diminuindo o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II, depressão e a ansiedade: promovendo bem-estar físico e psicológico .

Em relação ao bom funcionamento do sistema reprodutor não poderia ser diferente. Estudos mostram que homens que praticam atividades físicas regularmente possuem sêmen com melhor qualidade . Além disso, observou-se que a prevalência de trabalho sedentário é maior entre homens com baixa qualidade de sêmen .

CONSUMO DE ÁLCOOL E TABACO

Os hábitos de fumar e consumir bebidas alcoólicas são vilões comprovados da qualidade do sêmen, além dos males à saúde em geral, inclusive, do coração, podendo até causar o câncer .

À medida que os homens aumentam, por exemplo, o consumo de álcool, observa-se a redução na concentração de espermatozoides em seu sêmen, e redução no número destes gametas com forma normal. O alcoolismo crônico encontra-se claramente associado à queda de qualidade do sêmen . Porém, a quantidade consumida de álcool não necessita ser muito exagerada para que se observem os danos mencionados: beber 5 dosesalcoólicas por semanajá são o suficiente para causar prejuízos . Só para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que uma dose padrão contém aproximadamente 10 a 12 g de álcool puro, o equivalente a uma lata de cerveja ou chope (330 mL), uma taça de vinho (100 mL) ou uma dose de destilado (30 mL).

Quanto ao tabagismo, este hábito também é prejudicial à qualidade do sêmen, pois pode conduzir ao comprometimento da integridade do DNA dos espermatozoides e, por consequência, ao comprometimento da fertilidade dos homens fumantes. Sem dizer no que pode acarretar em ter filhos com problemas físicos ou psíquicos. Então, você que é mãe, se o pai não se cuidar, cuide dele para que não tenham filhos com deficiências que poderiam ser evitadas! Os espermatozoides de fumantes são menos resistentes, por exemplo, a estresse oxidativo .

O risco de prejuízos à fertilidade pode ainda ser potencializado pela coexistência de condutas prejudiciais. Além de fumar e beber, homens que também fazem a ingestão elevada de gordura saturada (14) e/ou cafeína (ver tópico de Hábitos Alimentares), e/ou foram expostos a agentes prejudiciais durante a gestação e continuam a o ser na vida adulta, são mais afetados (Figura 1).

infertilidade-masculina

Figura 1: Diferentes fatores agindo sobre os homens in útero ou pós-nascimento, podem prejudicar a qualidade do sêmen destes.

EXPOSIÇÃO A AGENTES PREJUDICIAIS NA VIDA ADULTA – OS DESREGULADORES ENDÓCRINOS

Desreguladores endócrinos são substâncias naturais ou sintéticas que afetam o sistema endócrino, ou seja, alteram a produção e/ou a liberação de hormônios no organismo. Estas podem entrar em contato com o indivíduo por contato direto com o meio ambiente que as contêm, ou podem ainda atingir o indivíduo via mãe: passando pela placenta e pelo leite materno (veja mais em http://www.nanocell.org.br/produtos-domesticos-comuns-podem-causar-reducao-da-inteligencia-em-criancas/). Encontram-se presentes em alguns pesticidas, medicamentos, produtos de beleza e utensílios de plástico, por exemplo.

No entanto, estes desreguladores também podem comprometer a qualidade do sêmen. Como exemplo de ação nociva destes, pode-se se citar o prejuízo do bisfenol A (BPA) à concentração de espermatozoides no esperma e ao correto funcionamento/movimento destes espermatozoides. O BPA é um dos componentes do plástico policarbonato e da resina epóxi . No Brasil, para a proteção de crianças, a ANVISA proibiu a comercialização de mamadeiras com BPA.

EXPOSIÇÃO A AGENTES PREJUDICIAIS DURANTE A GRAVIDEZ

Também durante a gestação, diferentes agentes prejudiciais podem comprometer a fertilidade masculina. Isto porque, uma vez expondo a mãe a estes agentes, o feto, que se encontra em formação, inclusive de seu aparelho reprodutor, é também exposto.

Logo, encontram-se na literatura diversos relatos, por exemplo, dos efeitos prejudiciais de exposiçãoin útero de homens ao cigarro , causando danos tanto no volume de sêmen quanto na concentração de espermatozoides na vida adulta, sua motilidade e forma. Acredita-se que isto possa dever-se a uma diminuição no número das células de Sertoli (células que dão sustentação à produção dos espermatozoides), causada por substâncias nocivas presentes no cigarro e conhecidas como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos .

Contaminantes ambientais originários das atividades industriais, como o TCDD (2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina), por exemplo, podem também afetar de maneira permanente a qualidade futura do sêmen, quando a exposição ocorre durante a formação do aparelho reprodutor. E isto, ocorre mesmo que estes contaminantes estejam presentes em pequenas concentrações no ambiente .

VOLUNTARIE-SE E AJUDE-NOS A DESCOBRIR COMO ESTÁ A FERTILIDADE DOS HOMENS JOVENS DE BELO HORIZONTE

Se você é universitário, possui idade entre 18 e 23 anos e mora na região metropolitana de Belo Horizonte, dedique 1 hora do seu tempo para saber um pouco mais sobre a sua saúde. Para maiores informações e agendamento, entre em contato pelo telefone (31) 3409-2780 ou pelo e-mail:bonsfluidospodemgerarvida@gmail.com. Visite também o nosso site: www.bonsfluidospodemgerarvida.com.br

infertilidade-masculina2

Referências

1. Rolland M, Le Moal J, Wagner V, Royere D, De Mouzon J. Decline in semen concentration and morphology in a sample of 26 609 men close to general population between 1989 and 2005 in France. Human Reproduction. 2013 Feb;28(2):462-70. PubMed PMID: ISI:000313835800024. English.

2. Jorgensen N, Joensen UN, Jensen TK, Jensen MB, Almstrup K, Olesen IA, et al. Human semen quality in the new millennium: a prospective cross-sectional population-based study of 4867 men. Bmj Open. 2012;2(4). PubMed PMID: ISI:000315049300042. English.

3. Rocha LGN, Resende RR.DIETA RICA EM VEGETAIS REDUZ OS NÍVEIS DE “COLESTEROL RUIM” EM SERES HUMANOS COM microRNAs. Nanocell News. 2014 08/29/2014;1(1). Epub 08/29/2014.

4. Lacerda LHG, Guimarães KCSB, Resende RR. O QUE É HIPERTENSÃO (4º CAPÍTULO): Alimente-se melhor! Nanocell News. 2014 12/02/2014;2(4). Epub 12/02/2014.

5. Lacerda LHG, Resende RR. ESTILO DE VIDA QUE PROTEJE O CORAÇÃO TAMBÉM REDUZ O RISCO DE CÂNCER.Nanocell News. 2014 04/22/2014;1(10). Epub 04/22/2014.

6. Jensen TK, Heitmann BL, Jensen MB, Halldorsson TI, Andersson AM, Skakkebaek NE, et al. High dietary intake of saturated fat is associated with reduced semen quality among 701 young Danish men from the general population. Am J Clin Nutr. 2013 Feb;97(2):411-8. PubMed PMID: ISI:000313880900023. English.

7. Chiu YH, Afeiche MC, Gaskins AJ, Williams PL, Mendiola J, Jorgensen N, et al. Sugar-sweetened beverage intake in relation to semen quality and reproductive hormone levels in young men.Human Reproduction. 2014 Jul;29(7):1575-84. PubMed PMID: ISI:000338126500028. English.

8. Resende RR. 180.000 MORTES ANUAIS NO MUNDO PODEM ESTAR ASSOCIADAS A REFRIGERANTES AÇUCARADOS.Nanocell News. 2014 10/24/2014;2(2). Epub 10/24/2014.

9. Jensen MB, Bjerrum PJ, Jessen TE, Nielsen JE, Joensen UN, Olesen IA, et al. Vitamin D is positively associated with sperm motility and increases intracellular calcium in human spermatozoa. Human Reproduction. 2011 Jun;26(6):1307-17. PubMed PMID: ISI:000290818400004. English.

10. Kinuta K, Tanaka H, Moriwake T, Aya K, Kato S, Seino Y. Vitamin D is an important factor in estrogen biosynthesis of both female and male gonads. Endocrinology. 2000 Apr;141(4):1317-24. PubMed PMID: ISI:000088385800005. English.

11. Bouillon R, Carmeliet G, Verlinden L, van Etten E, Verstuyf A, Luderer HF, et al. Vitamin D and Human Health: Lessons from Vitamin D Receptor Null Mice. Endocrine Reviews. 2008 Oct;29(6):726-76. PubMed PMID: ISI:000259893000004. English.

12. Kwiecinski GG, Petrie GI, Deluca HF. Vitamin-D Is Necessary for Reproductive Functions of the Male-Rat. Journal of Nutrition. 1989 May;119(5):741-4. PubMed PMID: ISI:A1989U758200009. English.

13. Jensen TK, Swan SH, Skakkebaek NE, Rasmussen S, Jorgensen N. Caffeine intake and semen quality in a population of 2,554 young Danish men. American journal of epidemiology. 2010 Apr 15;171(8):883-91. PubMed PMID: 20338976. Epub 2010/03/27. eng.

14. Lacerda LHG, Resende RR.O QUE É HIPERTENSÃO? (2º Capítulo).Nanocell News. 2014 09/01/2014;1(2). Epub 09/01/2014.

15. Magnusdottir EV, Thorsteinsson T, Thorsteinsdottir S, Heimisdottir M, Olafsdottir K. Persistent organochlorines, sedentary occupation, obesity and human male subfertility. Human Reproduction. 2005 Jan;20(1):208-15. PubMed PMID: ISI:000226199000030. English.

16. Lacerda LHG, Resende RR.O QUE É HIPERTENSÃO? (1º Capítulo).Nanocell News. 2014 24/06/2014;1(13). Epub 24/06/2014.

17. Muthusami KR, Chinnaswamy P. Effect of chronic alcoholism on male fertility hormones and semen quality. Fertility and Sterility. 2005 Oct;84(4):919-24. PubMed PMID: ISI:000232542000016. English.

18. Jensen TK, Gottschau M, Madsen JO, Andersson AM, Lassen TH, Skakkebaek NE, et al. Habitual alcohol consumption associated with reduced semen quality and changes in reproductive hormones; a cross-sectional study among 1221 young Danish men. Bmj Open. 2014;4(9):e005462. PubMed PMID: 25277121. Pubmed Central PMCID: 4185337. Epub 2014/10/04. eng.

19. Hammadeh ME, Hamad MF, Montenarh M, Fischer-Hammadeh C. Protamine contents and P1/P2 ratio in human spermatozoa from smokers and non-smokers. Hum Reprod. 2010 Nov;25(11):2708-20. PubMed PMID: 20823111. Epub 2010/09/09. eng.

20. Muthusami KR, Chinnaswamy P. Effect of chronic alcoholism on male fertility hormones and semen quality.Fertil Steril. 2005 Oct;84(4):919-24. PubMed PMID: 16213844. Epub 2005/10/11. eng.

21. Resende RR. O QUE PAPAI COME PODE FAZER COM QUE SEUS FILHOS SEJAM OBESOS NA VIDA ADULTA. Nanocell News. 2014 07/14/2014;1(14):6.

22. Resende RR. PRODUTOS DOMÉSTICOS COMUNS PODEM CAUSAR REDUÇÃO DA INTELIGÊNCIA EM CRIANÇAS.Nanocell News. 2015 01/12/2014;2(6). Epub 01/14/2015.

23. Li DK, Zhou ZJ, Miao MH, He YH, Wang JT, Ferber J, et al. Urine bisphenol-A (BPA) level in relation to semen quality. Fertility and Sterility. 2011 Feb;95(2):625-U16. PubMed PMID: ISI:000286419000043. English.

24. Jensen TK, Jorgensen N, Punab M, Haugen TB, Suominen J, Zilaitiene B, et al. Association of in utero exposure to maternal smoking with reduced semen quality and testis size in adulthood: A cross-sectional study of 1,770 young men from the general population in five European countries. American journal of epidemiology. 2004 Jan 1;159(1):49-58. PubMed PMID: ISI:000187974800006. English.

25. Ramlau-Hansen CH, Thulstrup AM, Storgaard L, Toft G, Olsen J, Bonde JP. Is prenatal exposure to tobacco smoking a cause of poor semen quality? A follow-up study. American journal of epidemiology. 2007 Jun 15;165(12):1372-9. PubMed PMID: ISI:000247240700006. English.

26. Mocarelli P, Gerthoux PM, Patterson DG, Milani S, Limonta G, Bertona M, et al. Dioxin exposure, from infancy through puberty, produces endocrine disruption and affects human semen quality. Environmental health perspectives. 2008 Jan;116(1):70-7. PubMed PMID: ISI:000252142100027. English.

Print Friendly
  • INFERTILIDADE MASCULINA: Cuidados Com A Saúde Garantem Espermatozoides Saudáveis
  • 2
  1. lourdes miranda disse:

    gostaria de saber meu esposo a muito tempo pulou de altura alta e ficou sentindo dor nos testiculo e sempre q pula ate hoje sente dor o q devemos fazer?

    11/fevereiro/2015 ás 12:07
  2. Rodrigo Resende disse:

    Cara Lourdes,
    sugiro procurar um médico mais próximo de vocês. A dor que se sente é questão de uma advertência e que, algo, pode estar errado em nosso organismo. Talvez, seja um nervo que foi lesado, talvez, alguma vértebra da coluna possa ter sido quebrada e está apertando o nervo que chega até aos testículos. Não sei. O melhor é procurar um médico e fazer uma radiografia.
    abçs
    Prof. Resende

    14/fevereiro/2015 ás 14:11

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>