Ciência é INVESTIMENTO! Vamos tornar o Brasil em uma Nação rica e forte!

EDITANDO O GENOMA: eMAGE, Nova Tecnologia À Frente da CRISPR/CAS9

EDITANDO O GENOMA: eMAGE, Nova Tecnologia À Frente da CRISPR/CAS9

Edição Vol. 5, N. 05, 15 de Janeiro de 2018

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2018.01.28.005

Em um estudo de pesquisadores da Universidade de Yale, liderados pelo professor Dr.  Edward Barbieri, foi informado que criaram uma tecnologia mais precisa e eficiente para editar os genomas dos organismos vivos, uma habilidade que está transformando a medicina e a biotecnologia. 

O novo método elimina algumas das desvantagens das tecnologias de edição do genoma, que permitem aos cientistas inserir ou eliminar genes dentro do DNA.

Você pode pensar na tecnologia existente, a CRISPR/CAS9, como uma serra e esse novo método como um bisturi que permite fazer modificações genéticas precisas com alta eficiência em múltiplos sítios dentro do genoma de um eucariota.

editando-genoma

 Figura 1: Pesquisadores criam uma técnica mais precisa para editar os genomas dos organismos vivos (Ilustração de Michael S. Helfenbein)

A tecnologia existente de edição de genes, por exemplo, CRISPR/cas9, tipicamente quebra as duas cadeias de DNA ao introduzir modificações genéticas. Os organismos se mobilizam em um esforço para reparar essas quebras no DNA, o que pode ser letal para as células. No entanto, às vezes essas quebras não são reparadas ou são reparadas criando pequenos erros de sequência de DNA que podem alterar a função.

Quebrar e criar erros nos genes não é uma verdadeira edição.

A equipe de Yale projetou essa função de replicação e reparo de DNA em leveduras para que novas informações genéticas possam ser inseridas, sem quebras das duas cadeias em muitas regiões diferentes do genoma.

A nova e melhor técnica de edição de genes – engenharia de genoma eucariótico múltiplo (eMAGE, em inglês, eukaryotic multiplex genome engineering) – pode acelerar os esforços para substituir os genes causadores de doenças, identificar e produzir antibióticos de ocorrência natural ou agentes de combate ao câncer e estimular a criação de novos produtos de biotecnologia industrial. A abordagem da equipe foi usada para gerar quase um milhão de variantes genéticas combinatórias para introduzir mudanças genéticas precisas em muitos locais do genoma, resultando em mudanças que reajustaram a expressão gênica e o metabolismo.

Pode-se criar muitas combinações de mutações, o que nos dá uma ferramenta sem precedentes para identificar as mutações líderes e fundamentalmente reprogramar o comportamento celular. Os pontos turísticos para os próximos estão definidos para desenvolver a tecnologia e expandir para organismos multicelulares.

Fonte: Bill Hathaway, Universidade de Yale

Referência

Publication: Edward M. Barbieri, et al., “Precise Editing at DNA Replication Forks Enables Multiplex Genome Engineering in Eukaryotes, Cell, 2017; DOI:10.1016/j.cell.2017.10.034

Print Friendly
  • EDITANDO O GENOMA: eMAGE, Nova Tecnologia À Frente da CRISPR/CAS9
  • 1
  1. VALDINEI TOLEDO DE MIRANDA disse:

    Bom dia,
    em relação a esse medicamento. quanto tempo vai levar para ser testado em humanos que tem retinose-pigmentar ou retinite-pigmentosa. e qui minha esposa tem essa maldita doença e esta muito ansiosa com esse novo tratamento. gostaria de saber tambem si o tratamento resolveu mesmo a deficiencia do rato usado no teste. desde já agradeço a atenção !

    22/janeiro/2018 ás 20:34

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>