Corpo editorial

Editor Chefe

Prof. Dr. Rodrigo R. Resende

Possui graduação em Ciências Biológicas e em Farmácia, além de especilização em Análises Clínicas. É doutor em Bioquímica (IQ-USP), possui um pós-doutorado em biofísica e outro em física no estudo de aplicação e produção de nanomateriais para a nanobiotecnologia. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Neurociências, Nanobiotecnologia, Células-tronco, sinalização de cálcio, engenharia tecidual, biologia molecular, nanocircuitos e redes neurais. Fundador e idealizador do Jornal de Divulgação Científica Nanocell News. Fundador com outros 46 cientistas (Presidente da primeira diretoria) da Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC).
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6557925158692257
Email: rrresende@hotmail.com

Editores Associados

Prof. Dr. Henning Ulrich, USP – São Paulo-SP

Possui graduação em Biologia – Universitat Kiel (Christian-Albrechts) (1986), mestrado em Parasitologia – Universitat Kiel (Christian-Albrechts) (1991), doutorado em Neurociências pela Universidade de Hamburgo (Center for Molecular Neurobiology, 1995) e livre-docência em Bioquímica (Instituto de Química, USP, 2007). Fez pós-doutorado na Universidade de Hamburgo (Center for Molecular Neurobiology), Universidade Cornell e no Instituto de Quimica, USP. Tem experiência na área de Bioquímica, Biofísica e Biologia Molecular com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: técnica SELEX: aptâmeros de RNA e DNA como inibidores específicos de receptores de neurotransmissores; cinética e farmacologia de receptores de acetilcolina, purinérgicos e de cininas; diferenciação neuronal e participação de receptores de neurotransmissores neste processo.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4856492164153880

 

Profa Dra. Lygia Veiga Pereira, USP – São Paulo-SP

Possui Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências Biomédicas pelo Mount Sinai Graduate School, City University of New York (1994). Atualmente é Professora Titular e Chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Marfan, modelos animais, células-tronco embrionárias, herança epigenética e inativação do cromossomo X
Endereço currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/1550542923772116

 

Prof. Dr. Oswaldo Luiz Alves, Unicamp – Campinas-SP

Possui graduação em Química, é professor Titular do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UNICAMP (Brasil) e fundador/coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES). É Doutor em Ciências (1977) pela UNICAMP trabalhando com aplicação da espectroscopia vibracional em complexos moleculares. Realizou o seu pós-doutoramento no LASIR-CNRS, França (1979-1981). O interesse de pesquisa do Prof. Alves inclui compostos lamelares, sistemas químicos integrados, nanocompósitos, quantum-dots, nanotubos inorgânicos, nanopartículas metálicas, vidros especiais para dispositivos fotônicos, desenvolvimento de nanoecomateriais, interação de nanoestruturas com sistemas biológicos.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0291695624884565

 

Profa Dra. Valeria Cristina Sandrim, Unesp – Botucatu-SP

Possui graduação em Biologia, é professora doutora do Departamento de Farmacologia da Unesp. Possui doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP e Mestrado em Biotecnologia pelo IQ-UNESP. Realizou pós-doutoramento na FMRP Departamento de Farmacologia, incluindo estágio na Harvard Medical School. Sua linha de pesquisa envolve o estudo de biomarcadores bioquímicos e farmacogenéticos na Predição e Individualização Terapêutica, principalmente relacionados às doenças cardiovasculares.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3195320703356067

 

Prof. Dr. Guido Lenz, UFRGS – Porto Alegre – RS

Possui graduação em Química pela UFSC (1993), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS. Realizou um doutorado sanduiche na Universidade de Miami e um pós-doutorado em Biologia Molecular e Celular em Harvard de 2001 a 2004. É professor associado do Departamento de Biofísica desde 1997 e membro do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: sinalização celular no câncer, senescência, autofagia, células tronco tumorais e reprogramação celular.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4178667286777514

 

Prof. Dr. Alexandre Hiroaki Kihara, UFABC – SP

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, com formação complementar em Cold Spring Harbor Laboratory e University of Florida. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Idealizador e coordenador do programa de pós-graduação Neurociência e Cognição (UFABC), entre 2009 e 2013. Atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFABC, nomeado para o período 2014-2017. Atua na área de neurociência e cognição.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7750343485861627

 

Fernanda Maria Policarpo Tonelli

Bacharel em Bioquímica pela Universidade Federal de São João Del-Rei: Campus Centro Oeste – Dona Lindu (UFSJ: CCO-Dona Lindu), mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutoranda em Bioquímica e Imunologia (UFMG), orientada pelo Prof. Dr. Rodrigo R Resende no Laboratório de Sinalização Celular e Nanobiotecnologia na referida instituição. Trabalha atualmente com nanomateriais como veículos de entrega de genes
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0507679642298410

 

Prof. Dr. Hudson Golino

Professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada e do curso de Psicologia Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), Doutor em Neurociências pela UFMG com período sanduíche no Instituto de Ciências Nucleares da Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM) na área de Data Mining. Possui cursos de aperfeiçoamento em “Statistics in Medicine” (2013) e em “Statistical Learning” (2014) pela Stanford University, e atualmente está cursando uma especialização em “Data Science” pela Johns Hopkins University. Vem atuando na elaboração e validação de testes psicológicos e educacionais, e no emprego de técnicas de Data Mining e Machine Learning em áreas variadas como Saúde, Psicologia e Educação.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3842171597990117

 

Prof. Dr. Márcio Bambirra Santos

Administrador de Empresas e Economista. Mestre em Economia e Doutor em Administração. Especialista em Computação e Política Científico-Tecnológica. Professor Associado do CEFET-MG. Autor de dois livros em gestão: Mudanças Organizacionais: Métodos e Técnicas para a Inovação; Liderança e Criatividade. Diretor da União Brasileira da Qualidade (UBQ) e da LEAD Empresarial.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3411524475907358

 

Mauro Cunha Xavier Pinto

Farmacêutico-bioquímico pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (2008), mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutor em Ciências Biológicas (Farmacologia Bioquímica e Molecular) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atua em pesquisa na área de Farmacologia, com ênfase na descoberta de novos fármacos e inovação farmacêutica. Tem experiência na área de farmacologia clínica e experimental.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0868250984727943

 

Prof. Dr. Enrique Erasmo Montiel Eulefi

Grado de Doctor (PhD) otorgado por la Universidad Autónoma de Madrid – España. Programa de Bioquímica, Biología Molecular y Biomedicina. Docente de la Unidad de Embriología. Académico del Departamento de Ciencias. Básicas. Facultad de Medicina, Universidad de La Frontera Temuco – Chile
ÁREAS PRINCIPALES DE INVESTIGACIÓN
Biología del Desarrollo
Células Madre y Terapia Celular
Bio-medicina y Biología Molecular

 

Corpo Editorial

Rebecca Vasconcellos Botelho de Medeiros

Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais. Desenvolveu estágio no Laboratório de Biologia Celular e Molecular, Instituto de Ciências Biológicas, UFJF, onde atuou na área de Biologia Molecular com ênfase em obesidade induzida por administração de MSG, sinalização celular do Sistema Nervoso Central e secreção de catecolaminas. Em 2010 tornou-se aluna bolsista do Grupo de Educação Tutorial (ensino, pesquisa e extensão). Atualmente é aluna de mestrado em Fisiologia e Farmacologia do Laboratório de Sinalização Celular e Nanobiotecnologia, sobre orientação do professor Doutor Rodrigo R Resende, atuando na área de biologia geral, com ênfase em nanobiotecnologia, células-tronco, engenharia tecidual, biologia molecular e microRNAs.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3798755939782143

 

Ricardo Cambraia Parreira

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Patologia Experimental e Humana. Linha de pesquisa: Aspectos Histopatológicos, Morfométricos e Imunológicos da infecção experimental com T. cruzi. Tem experiência na área de Biologia Celular, onde foi orientado pelo professor Doutor Javier Emilio Lazo Chica. Atualmente é mestrando do Laboratório de Nanobiotecnologia e Sinalização Celular no Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação do professor Doutor Rodrigo R Resende.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9015495357129798

 

Vera Paschon

Bacharelada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Mestre em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2009). Doutora em Ciências (Fisiologia Humana) pela mesma instituição (2013). Atualmente atua como pós-doutoranda no Laboratório de Neurogenética da Universidade Federal do ABC sob orientação do Professor Alexandre Hiroaki Kihara nos seguintes temas: modulação de conexinas, receptores toll-like e canais de cálcio no desenvolvimento, adaptação e em processos neurodegenerativos. Tem experiência na área de Neurofisiologia, com ênfase em Biologia celular e molecular.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1383041236987397

 

Daniel Mendes Filho

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013). Tem experiência nas áreas de Imunoistoquímica e Morfologia, com ênfase em Morfologia, atuando durante a graduação principalmente nos seguintes temas: fibrose cardíaca, Tripanossoma cruzi, inflamação e adjuvantes imunológicos. Mestrando em Ciências Fisiológicas – Área 1 (Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atuando principalmente nos temas Fisiologia e células-tronco mesenquimais, com experiência em neurocirurgia estereotáxica em ratos, citoquímica e imunocitofluorescência.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0997644574355998M

Corpo Editorial Anterior

Prof. Dr. Cristiano Mauro Assis Gomes – Período – 2015 – 2015

Coordenador do Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva (LAICO)/UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – UFMG. Professor do Departamento de Psicologia. Trabalha principalmente com tópicos na área da psicometria e avaliação psicológica, e suas interfaces no comportamento. Bolsista de produtividade do CNPq, nível 2, na área de psicologia.
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2458326202205195

Vânia Aparecida Mendes Goulart – Período – 2013 – 2014

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) no Centro Universitário UNA. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na pesquisa de biomarcadores para o diagnóstico de AVC isquêmico no Laboratório de Sinalização Celular e Nanobiotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas (UFMG).
Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2551760863793329

Webmaster

Eloizio Cesar Drummond Salgado

Graduação em Ciência da Computação (Bacharel) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós-Graduação em Banco de Dados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Atua na área de desenvolvimento de sistemas WEB desde 2008.
Email: eloizio.webmaster@gmail.com

 

 

Print Friendly