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CIENTISTAS DESMISTIFICAM MITOS COMUNS DA VITAMINA D

Edição Vol. 5, N. 9, 30 de Março de 2018

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2018.03.30.003

Se você está confuso sobre onde deve obter sua vitamina D – de suplementos, comida ou sol – aqui estão os fatos que você precisa saber.

Você pode ter ouvido todos os mitos da vitamina D sob o sol – tantos, na verdade, que você pode estar no ponto de jogar as mãos para o alto em frustração. Por que não pode haver uma resposta simples?

Primeiro, alguns fatos: seu corpo precisa de vitamina D. Sua função principal é ajudar o corpo a absorver cálcio dos intestinos. Este cálcio é necessário para ajudar a “mineralizar o esqueleto” ao longo da sua vida e é um mineral essencial para a formação do osso endurecido que o mantém forte e saudável.

Por outro lado, “não receber o suficiente de vitamina D pode ter sérias consequências, incluindo aumento das taxas de perda óssea ou até mesmo osteomalácia (‘ossos moles’) em adultos e raquitismo (uma doença óssea deformante) em crianças”, diz Karl, endocrinologista da Yale Medicine. Insogna, MD, diretor do Centro de Ossos da Medicina de Yale.

COMO VOCÊ OBTÉM VITAMINA D?

A resposta curta é da comida, do sol ou dos suplementos.

Existem dois tipos principais de vitamina D – vitamina D2 e ??vitamina D3 – que você pode obter (e ocorrer naturalmente em) certos alimentos como salmão, atum, cavala e fígado de boi e gema de ovo. Mas como não consumimos quantidades suficientes grandes desses alimentos, eles não podem ser nossa única fonte de vitamina D. É por isso que alimentos como leite, cereais e alguns sucos de laranja são enriquecidos com vitamina D2 e ??D3. (Desde a década de 1930, os fabricantes enriqueceram voluntariamente esses alimentos com vitamina D para ajudar a reduzir a incidência de raquitismo nutricional.)

Quando exposta ao sol, sua pele pode fabricar sua própria vitamina D. “Cada um de nós tem células receptoras de vitamina D que, através de uma cadeia de reações que começam com a conversão do colesterol na pele, produzem vitamina D3 quando expostas à radiação ultravioleta B (UVB) do sol ”, diz o dermatologista da Yale Medicine David J. Leffell, MD, chefe da Cirurgia Dermatológica.

Outro caminho para obter vitamina D é tomando suplementos. Estes vêm em forma de comprimido e líquido. Também é importante que a vitamina D em suplementos seja ingerida com alimentos ou líquidos gordurosos, já que ela própria é uma gordura (isso facilita sua absorção). Os suplementos são geralmente recomendados para pessoas com problemas de absorção de gordura, intolerância à lactose, alergias ao leite, bem como para pessoas com tons de pele mais escuros ou com certas condições médicas que os impedem de ir ao ar livre.

COMO O CORPO PROCESSA A VITAMINA D?

Depois que a vitamina D é absorvida através da pele ou adquirida de alimentos ou suplementos, ela fica armazenada nas células de gordura do corpo. Aqui ele permanece inativo até que seja necessário. Através de um processo chamado hidroxilação, o fígado e os rins transformam a vitamina D armazenada na forma ativa que o corpo necessita (chamada calcitriol). Caso você esteja se perguntando, não importa se você está obtendo D2 ou D3, e o tipo gerado pela luz do sol não é melhor do que a variedade nutricional. “O corpo pode usar perfeitamente cada um”, diz o Dr. Insogna.

Esses são os fatos básicos, mas algumas questões podem permanecer: Como você deve obter vitamina D? Quanto você deve ingerir e quando deve se preocupar com seus níveis? À luz dessas perguntas comuns, nossos médicos da Yale Medicine ajudam a esclarecer alguma confusão sobre a vitamina D, separando os fatos da ficção.

Quanto mais vitamina D você tomar, melhor? Absolutamente não.

—Thomas Carpenter, MD, endocrinologista pediátrico da Yale Medicine e diretora do Centro de Hipofosfatemia do X da Faculdade de Medicina de Yale

Isso é um equívoco. A vitamina D é armazenada em gordura. Então, se você é uma pessoa pequena e recebe grandes doses, tem menos armazenamento disponível, o que significa que a vitamina D vai para o sangue e você pode absorver muito cálcio, criando uma situação tóxica. E não está claro quanto tempo você tem até que você ultrapasse os limites superiores da ingestão de vitamina D antes que ela se torne perigosa. (Aumentos modestos acima da dose diária recomendada (RDA) não são susceptíveis de causar danos.)

Recentemente, tratei uma criança cujo nível de vitamina D no sangue estava na casa das centenas quando deveria estar entre 20 e 50 nanogramas/mililitro (ng/mL). A criança, que desenvolveu cálcio sanguíneo alto (hipercalcemia), teve que ser hospitalizada e tratada com vários tipos de medicamentos para baixar os níveis de cálcio para níveis normais.

Agora você pode obter 50.000 UI comprimidos ao longo do dia. Há pacientes com problemas específicos que podem precisar de receita para altos níveis de vitamina D, mas para a maioria das pessoas, essa quantidade aumentará seu nível de vitamina D em níveis muito altos.

Ao comprar suplementos, procure sempre aqueles que oferecem a dose diária recomendada (RDA) que você precisa para sua faixa etária: Para a maioria das pessoas saudáveis, são 600 UI por dia, mas para pessoas com mais de 70 anos que precisam de um pouco mais. 800 UI. Isso porque, à medida que as pessoas envelhecem (mulheres após a menopausa, em particular), elas sintetizam menos eficientemente a vitamina D e absorvem o cálcio. Os bebês devem receber quantidades menores no primeiro ano de vida, entre 200 e 400 UI.

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Todos deveriam ter seus níveis de vitamina D controlados? Geralmente não.

– Karl Insogna, MD, diretor do Centro de Ossos da Yale Medicine

A maioria das pessoas deveria estar bem. O teste é importante apenas para certas populações: para pessoas institucionalizadas; para pacientes com um distúrbio gastrointestinal (como doença inflamatória intestinal) ou osteoporose; aqueles que tiveram cirurgia para perda de peso; aqueles que fazem uso de medicamentos anticonvulsivos; e crianças que estão imobilizadas e não fora e ativas. Se você tem mais de 70 anos, recomendo que seus níveis sejam verificados pelo menos uma vez.

As pessoas cujas crenças culturais ou religiosas exigem que sejam completamente vestidas, especialmente se estiverem vivendo em climas do norte, e cujos hábitos alimentares incluam pouca ou nenhuma produção de laticínios (que é fortificada com vitamina D), também podem ser deficiênia em vitamina D e deve ser testado.

A deficiência de vitamina D é uma epidemia? Não, não é.

—Thomas Carpenter, MD, endocrinologista pediátrico da Yale Medicine e diretora do Centro de Hipofosfatemia do X da Faculdade de Medicina de Yale

Baseado na United States Dietary Association (USDA) e National Health and Nutrition Surveys (e usando 20ng/mL como limite inferior), a maior parte da população não é deficiente em vitamina D. A população em que tendemos a ver deficiência de vitamina D – e é tipicamente no inverno – é uma criança amamentada. O leite materno não tem muita vitamina D. Isso é o que estimulou uma recomendação da Academia Americana de Pediatria de que toda criança amamentada receba vitamina D (se receberem doses líquidas de multivitamínicos, elas estarão recebendo o suficiente). Mas se as crianças não recebem gotas multivitamínicas, elas precisam receber 200 UI por dia de vitamina D nos primeiros dois meses de vida e 400 unidades por dia até que estejam bebendo leite ou fórmula, que são enriquecidos com vitamina D.

É melhor obter a sua vitamina D do sol? Definitivamente não!

—David J. Leffell, MD, dermatologista da Yale Medicine e chefe de Cirurgia Dermatológica

Um dos maiores desafios que enfrentamos na dermatologia e no mundo é a prevenção do câncer de pele e tem sido uma grande desinformação sobre o metabolismo da vitamina D.

Há alegações de que é preciso obter uma certa quantidade de exposição ao sol todos os dias para produzir vitamina D suficiente para ser saudável. Não é verdade. A maioria das pessoas pode obter sua vitamina D de suplementos nutricionais e de alimentos fortificados com vitamina D.

Existem algumas pessoas (que normalmente não são dermatologistas ou especialistas em biologia do câncer de pele) que defendem o bronzeamento para obter vitamina D. Mas sabemos que a luz UVB causa câncer de pele e que proteger-se contra ela faz sentido. Como um médico que trata pacientes que têm melanomas, eu quero que o público em geral seja avisado de que sob nenhuma circunstância o uso de uma cama de bronzeamento ou bronzeamento em geral pode ser justificado com base na vitamina D. Tome um suplemento em vez disso.

O VEREDICTO FINAL SOBRE A VITAMINA D

Sem problemas, os endocrinologistas que entrevistamos concordam com nosso dermatologista.

“Apenas ao ar livre, você recebe uma boa quantidade de exposição ao sol e alguma geração de vitamina D relacionada ao sol”, diz o Dr. Insogna. “Como o câncer de pele, especialmente o melanoma, pode ser uma doença tão devastadora, é melhor usar protetor solar quando estiver ao ar livre sob forte luz solar por qualquer período de tempo prolongado. Porque isso pode limitar a quantidade de vitamina D que você recebe da exposição ao sol, certifique-se de que sua dieta inclui fontes de vitamina D de alimentos ou suplementos ”, diz ele.

Sua pele e seus ossos vão agradecer.

Fonte: Colleen Moriarty, Universidade de Yale

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