Ciência é INVESTIMENTO! Vamos tornar o Brasil em uma Nação rica e forte!

CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: Fatores de Risco, Sinais e Sintomas

CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: Fatores de Risco, Sinais e Sintomas

Letícia Antunes Muniz Ferreira, Nathalia Martines Tunissiolli

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP

Edição Vol. 5, N. 02, 18 de Novembro de 2017

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2017.11.18.003

A região da cabeça e pescoço está diretamente envolvida com funções de fala, mastigação, deglutição, respiração, paladar e olfato, entre outras. O câncer de cabeça e pescoço (CCP) é um termo genérico utilizado para designar um grupo diverso de tumores, classificados de acordo com a sua localização: cavidade oral, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, cavidade nasal e seios paranasais, glândulas salivares (Figura 1) (1).

 cancer-cabeca-pescoco

Figura 1: Anatomia da região da cabeça e pescoço

Os cânceres de cabeça e pescoço são relativamente frequentes, principalmente em países de média e baixa renda. No Brasil, estão entre os cânceres mais frequentes na população masculina. São reportados anualmente em todo o mundo 740.000 novos casos de CCP e cerca de 300.000 mortes (2). 

O diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço é algo que muda a vida de qualquer pessoa, por isso a importância de compreender melhor a doença e ficar atento aos primeiros sinais.

O tabagismo e o alcoolismo são os principais fatores que causam CCP, em especial os cânceres de cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe.  Outros fatores de risco são as infecções virais – pelo vírus papiloma humano (HPV) e Epstein-Barr (EBV) –, consumo de bebidas quentes e exposição excessiva ao sol (3).

O consumo frequente de álcool e tabaco aumentam os riscos de aparecimento de tumores malignos de cabeça e pescoço. O HPV é transmitido principalmente pelas relações sexuais. O vírus EBV pode ser transmitido por contato com a saliva, sendo assim facilmente transmitido pelo beijo. Sua exposição crônica (e mais rara) pode levar ao aparecimento de carcinomas da nasofaringe. Já o consumo de bebidas ou comida quentes (incluindo o café ou o chimarrão) agridem as células da mucosa, tornando-se fatores de risco (3).

Os sinais e sintomas para o CCP, de maneira geral, são inespecíficos e, por isso, podem levar ao atraso do diagnóstico. De acordo com o Instituto Oncoguia, os sinais e sintomas podem incluir o aparecimento de nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. No entanto, estes sintomas também podem ser causados ??por outras condições clínicas (4). A Tabela 1 indica esses outros sintomas.

Tabela 1 – Quais são os sintomas de câncer de cabeça e pescoço?

 cancer-cabeca-pescoco-1

Fonte: National Cancer Institute. Disponível em: https://www.cancer.gov/types/head-and-neck/head-neck-fact-sheet#q3. Acesso em: 10/11/2017.

A prevenção do CCP é a ação tomada para reduzir a chance de contrair a doença. De acordo com o Hospital de Câncer de Barretos ter uma boa higiene bucal, evitar o tabagismo, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, uma dieta balanceada e cuidados na exposição solar são atitudes que ajudam a prevenir esse tipo de câncer (5).  Ou seja, evitar os fatores de risco com a adoção de comportamentos que minimizam os riscos de ocorrência da doença e que maximizem estados de saúde.

É pela Ciência que se descobre o câncer e é através da Ciência que se cura esse mal!

Referências

1. Américas Centro de ONCOLOGIA Integrado . Câncer de Cabeça e Pescoço. Disponível em: http://www.americasoncologia.com.br/cancer-de-cabeca-e-pescoco/?lang=pt_BR. Acesso em: 09/11/2017.

2. Arantes, L. M. R.  et al. MiR-21 as prognostic biomarker in head and neck squamous cell carcinoma patients undergoing an organ preservation protocol. Oncotarget. 2017, 8(6): 9911-9921.

3. Hospital de Câncer de Barretos. Quais são os fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço. Disponível em: https://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-cabeca-e-pescoco/91-paciente/tipos-de-cancer/cancer-de-cabeca-e-pescoco/151-quais-sao-os-fatores-de-risco-para-o-cancer-de-cabeca-e-pescoco. Acesso em: 09/11/2017.

4. Instituto Oncoguia. Tipos de câncer: Câncer de Cabeça e Pescoço. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-dos-canceres-de-cabeca-e-pescoco/2840/484/. Acesso em: 10/11/2017.

5. Hospital de Câncer de barretos. Como prevenir o câncer de cabeça e pescoço? Disponível em: https://www.hcancerbarretos.com.br/pesquisas/91-paciente/tipos-de-cancer/cancer-de-cabeca-e-pescoco/152. Acesso em: 10/11/2017.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>