Ciência é INVESTIMENTO! Vamos transformar o Brasil em uma Nação rica e forte!

CALVÍCIE E CÂNCER DE PRÓSTATA: Padrão De Calvícies Específicas Ligadas Ao Aumento Do Risco De Câncer De Próstata

CALVÍCIE E CÂNCER DE PRÓSTATA: Padrão De Calvícies Específicas Ligadas Ao Aumento Do Risco De Câncer De Próstata

Edição Avulsa Vol. 2, N. 06, 26 de Janeiro de 2015

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2015.01.26.002

É dos carecas que elas gostam mais… cuidado, o câncer de próstata pode estar relacionado à calvície!

Cada vez mais, há evidências que sugerem que tanto o câncer de próstata e a calvície masculina estão ligados ao aumento dos níveis de andrógenos (hormônios sexuais masculinos) e receptores de andrógenos.

Homens com um padrão específico de calvície aos 45 anos têm um risco aumentado de 40% em desenvolver mais tarde o câncer de próstata agressivo, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology (1).

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, EUA, descobriram que os homens afro-americanos que sofrem de calvície foram 69% mais propensos a desenvolver câncer de próstata do que aqueles sem a calvície (2).

Essa equipe de cientistas – que analisou 318 pacientes com câncer de próstata do afro-americano com a calvície (com idade entre 39-86), e 219 homens afro-americanos que não têm câncer de próstata (com idade entre 33-93) – também descobriu que a probabilidade de câncer de próstata agressivo dobrou em homens com calvície frontal (Figura 1) (2).

No geral, a calvície frontal estava ligada ao estágio de alto grau do câncer de próstata, enquanto a calvície em coroa estava ligada ao câncer de próstata de baixo grau.

Além disso, em outro estudo, os cientistas analisaram a ligação entre a calvície e o risco de câncer de próstata. Os pesquisadores da Divisão de Epidemiologia e Genética do Câncer do Instituto Nacional do Câncer, em Bethesda, (Maryland, nos EUA), analisaram dados do questionário de 39.070 homens com idades entre 55-74 anos (1).

Durante o período de acompanhamento, 1.138 dos homens no grupo de estudo foram diagnosticados com câncer de próstata. A média de idade no momento do diagnóstico foi de 72 anos, e 51% dos casos foram definidos como cânceres “agressivos” (1).

Os pesquisadores descobriram que os homens que tinham calvície frontal e calvície de coroa moderada eram 40% mais propensos a desenvolver câncer de próstata agressivo, em comparação com os homens que não tinham qualquer calvície.

Pode até haver discordâncias na porcentagem das pesquisas, entretanto, a correlação é alta e os dados demonstram que uma relação existe, os níveis de hormônios estão mais altos nos carecas, que também estão diretamente relacionados ao câncer de próstata.

Portanto, previnam-se.

Slide1

Figura 1: Usando uma ferramenta pictórica, os homens identificados no questionário e que seus padrões de perda de cabelo foram caracterizados aos 45 anos. Crédito da imagem: Sociedade Americana de Oncologia Clínica

A atividade física está ligada ao menor risco de morte em homens com câncer de próstata localizado

Cerca de 1 em 7 homens irão desenvolver câncer de próstata em sua vida. Mas um novo estudo sugere que homens com câncer de próstata localizado poderia reduzir o risco de mortalidade específica por câncer de todas as causas e de próstata, inclusive, simplesmente por fazer mais exercícios. Uma simples caminhada de 30 minutos, 5 vezes por semana já reduz esse risco.

Referências

  1. Zhou CK, Pfeiffer RM, Cleary SD, Hoffman HJ, Levine PH, Chu LW, et al. Relationship Between Male Pattern Baldness and the Risk of Aggressive Prostate Cancer: An Analysis of the Prostate, Lung, Colorectal, and Ovarian Cancer Screening Trial. J Clin Oncol. 2014 Sep 15. PubMed PMID: 25225425. Epub 2014/09/17. Eng.
  2. Zeigler-Johnson C, Morales KH, Spangler E, Chang BL, Rebbeck TR. Relationship of early-onset baldness to prostate cancer in African-American men. Cancer epidemiology, biomarkers & prevention : a publication of the American Association for Cancer Research, cosponsored by the American Society of Preventive Oncology. 2013 Apr;22(4):589-96. PubMed PMID: 23532004. Pubmed Central PMCID: 3617056. Epub 2013/03/28. eng.
Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>