Ciência é INVESTIMENTO! Vamos transformar o Brasil em uma Nação rica e forte!

CAFÉ DA MANHÃ, A REFEIÇÃO MAIS IMPORTANTE DO DIA… PARA EVITAR ATEROSCLEROSE

CAFÉ DA MANHÃ, A REFEIÇÃO MAIS IMPORTANTE DO DIA… PARA EVITAR ATEROSCLEROSE

Daniel Mendes Filho, Patrícia de Carvalho Ribeiro, Rodrigo R Resende, Ricardo Cambraia Parreira 

Edição Vol. 5, N. 03, 7 de Dezembro de 2017

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2017.12.07.004

“Coma um café da manhã de rei, um almoço de príncipe e um jantar de plebeu”. A ciência tem provado que o velho ditado está certo. (Fonte: figura adaptada de  http://www.alignthoughts.com/breakfast-like-a-king-lunch-like-a-prince-and-dine-like-a-pauper-it-must-be-your-habit-and-not-just-a-saying/, créditos a: http://paindoesnthurt.com/)

cafe-manaha

Em tempos de informação abundante (nem sempre confiável…), poucas são as pessoas que não sabem que manter uma dieta ruim, com muitos alimentos gordurosos e açúcar, além de poucas verduras, legumes e frutas, por exemplo, pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares. Ademais, a busca pelo corpo ideal tem ajudado a ampliar a consciência da população quanto a manter uma alimentação saudável. Ao menos, é o que se espera… 

Por outro lado, multiplicam-se na internet “musas fitness” e supostos “conselheiros” que, não sendo profissionais de saúde, exortam as pessoas a adotarem dietas, no mínimo, perigosas. Algumas das quais incluem pular o café da manhã… Caso queira/precisa de aconselhamento nutricional, sempre procure um nutricionista ou um médico endocrinologista. 

Se você adotou esse hábito de jejum matutino saiba que está no caminho certo para desenvolver aterosclerose!

A aterosclerose é um processo no qual se desenvolvem placas nas paredes das artérias fazendo com que o fluxo sanguíneo nesses vasos sanguíneos seja diminuído ou até mesmo interrompido, o que pode causar infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo. 

Comumente esse processo está associado à má alimentação (rica em LDL, que é o chamado “colesterol ruim”) e ao sedentarismo. Porém, cientistas espanhóis descobriram que não tomar o café da manhã pode aumentar em até 75% o risco de desenvolvimento da aterosclerose! Isso mesmo, você pode dobrar suas chances de ter aterosclerose, o vulgo entupimento dos vasos sanguíneos! 

Para chegar a essa descoberta os pesquisadores efetuaram um estudo de coorte, que é um estudo de longo prazo, de pessoas com determinadas faixas etárias expostas a elementos comuns, neste caso, os alimentos. Neste estudo, foram avaliados 4052 homens e mulheres entre 40 e 54 anos quanto aos hábitos alimentares nos últimos 15 dias. Foram lhes dado um questionário com perguntas sobre seu peso, sua circunferência abdominal, o índice de massa corporal, além de serem feitos exames de imagem de artérias. 

Nenhuma dessas pessoas tinha histórico de doenças cardiovasculares. Essas pessoas foram classificadas em 3 grupos (veja em qual você se encaixa): 

  1. “pulando o café da manhã”, formado por aproximadamente 3% dos participantes os quais não comiam nada ou tomavam só um café, com ou sem leite; 
  2. “café da manhã de pouca energia”, com cerca de 70% dos participantes, que além do café/leite comiam uma torrada, por exemplo; 
  3. e o grupo “café da manhã de alta energia”, no qual se encaixou mais ou menos 27% dos participantes que ingeriam um café da manhã saudável (carboidratos, proteínas, lipídeos e fibras na quantidade certa) fornecendo mais de 20% do total de calorias de um dia.

Os resultados foram impressionantes: tanto as pessoas que pulavam o café da manhã quanto as que comiam muito pouco, apresentaram maior tendência de ingerir um almoço hipercalórico e rico em proteína animal. Além disso, mais de 60% das pessoas que pulavam ou comiam pouco no café da manhã apresentaram algum grau de ateroscleroses, contra somente 13,4% dos que comiam bem. 

De acordo com os cientistas, isso está relacionado ao fato de que o café da manhã costuma ser uma refeição saudável, com frutas e cereais integrais e ao fato de que, ao tomar um bom café da manhã, nossa tendência é ter um almoço menos gorduroso e calórico. 

Bem que nossos avós diziam: tome um café da manhã de rei! Vale lembrar que a riqueza de uma refeição não está associada a sua quantidade, mas a sua qualidade!

É a ciência transformando nossos hábitos alimentares para uma vida saudável! Invista você também em ciências!

Referências

Skipping Breakfast Linked to Increased Atherosclerosis – Medscape – Oct 05, 2017.

Uzhova IFuster VFernández-Ortiz AOrdovás JMSanz JFernández-Friera LLópez-Melgar BMendiguren JMIbáñez BBueno HPeñalvo JL. The Importance of Breakfast in Atherosclerosis Disease: Insights From the PESA Study. J Am Coll Cardiol. 2017 Oct 10;70(15):1833-1842. doi: 10.1016/j.jacc.2017.08.027.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>