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O QUE É HIPERTENSÃO? (2º Capítulo): Abaixo o Sedentarismo, Mantenha-se Ativo!

O QUE É HIPERTENSÃO? (2º Capítulo)

ABAIXO O SEDENTARISMO, MANTENHA-SE ATIVO!

Leandro H G Lacerda, Rodrigo R Resende

Edição Avulsa Vol. 1, N. 2, 01 de Setembro de 2014
DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2014.09.01.001

 

Por que começar ativo?

Todos nós sabemos que o exercício físico proporciona bons resultados para nossa saúde, inclusive uma melhora exponencial em relação ao nosso coração, mas quase 70% da população não pratica a atividade física que precisa! Neste volume, voltamos à série “O que é hipertensão?” (1) (veja mais em http://nanocell.org.br/o-que-e-hipertensao-1o-capitulo/).

Viver uma vida ativa é um dos dons mais gratificantes que você pode dar a si mesmo e àqueles a que você ama. Simplificando, a atividade física diária aumenta a longevidade e a qualidade de vida (2) (veja mais em http://nanocell.org.br/estilo-de-vida-que-proteje-o-coracao-tambem-reduz-o-risco-de-cancer/). Se você conseguir incluir em seu tempo, e não é muito tempo, pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia (como caminhada rápida), cinco vezes por semana, você pode garantir uma vida mais saudável e mais satisfatória enquanto reduz os riscos de doença cardíaca, AVC e diabetes (3) (veja mais em http://nanocell.org.br/o-que-o-quiabo-e-todas-as-frutas-e-verduras-podem-fazer-para-reduzir-o-diabetes-mas-nao-cura-lo/). Pode ser inclusive o tempo que gasta para sair de casa e ir ao trabalho caminhando, ao invés de pegar um ônibus lotado ou ir de carro e ficar uns 30 minutos (alguns ficam até 1 hora) parados no trânsito…

Pais, seus filhos precisam de 60 minutos por dia, todos os dias, por isso, quando você começa ativo, você também está modelando uma vida saudável para a próxima geração. Isso sem dizer que, o estado tanto da mãe quanto do pai, na hora da concepção, ou seja, na hora H em que estão “fazendo” o bebê, influencia diretamente na vida adulta de seu filho (4) (veja mais em http://nanocell.org.br/o-que-papai-come-pode-fazer-com-que-seus-filhos-sejam-obesos-na-vida-adulta/). Já notaram que, quanto mais jovens ou quanto mais novos, os pimpolhos parecem ter uma bateria extra que nunca se esgota? De onde tiram tanta energia? E toda vez que se dá algum alimento rico em açúcar, pior ainda, ficam agitadíssimo. O açúcar é a fonte primária de energia que nossas células utilizam, então, toda vez que as crianças comem doces, balas, guloseimas em geral, que são ricas em açúcar, tornam-se como pequenos tornados (5) (veja mais em http://nanocell.org.br/dieta-rica-em-frutose-retarda-o-cerebro-prejudicando-a-memoria-e-aprendizagem/). Passando por todos os cantos da casa e levando tudo consigo! Muito melhor deixa-los gastar a energia de alimentos saudáveis como frutas, ricas em açúcares e outros componentes que são vitais para o crescimento e desenvolvimento da criança, e com atividade física como brincar, correr na praça do que ter um guri engordando e “morgando” em cima do sofá assistindo às asneiras que passam na televisão aberta.

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Uma caminha de meia hora durante 4 ou 5 dias da semana já faz toda a diferença em sua saúde física e mental. Quem dirá que a emocional também não será melhorada se todo o resto está bom!?

 

O preço da inatividade

Se você se exercita menos de 150 minutos por semana, você precisa aumentar o seu nível de atividade física. Atividade física de intensidade moderada regular ajuda a manter o coração em boas condições. Inclusive, pessoas fisicamente ativas quase sempre se apresentam bem humoradas, menos estressadas e com mais energia, resultando em uma melhor perspectiva de vida.

Quando você está inativo, ou parado sem praticar qualquer esporte, inclusive a simples caminhada, você queima menos calorias e está em maior risco de sofrer problemas relacionados ao aumento do colesterol e do açúcar no sangue, alterações na pressão arterial e seu peso é muitas vezes mais difícil de reduzir. Lembre-se, emagrecer não é uma questão de ficar sem comer, isto o levaria à desnutrição e, certamente, essa não é sua vontade! Emagrecer é ingerir menos calorias do que você gasta. Por exemplo, comer 1 quilo no almoço, o que daria umas 2 mil calorias ou mais, é mais do que o necessário para alguém sedentário, já que uma pessoa em repouso durante 24 horas consome por volta de 2 mil calorias. Lembrando que a mesma pessoa deve tomar o café da manhã, café da tarde e/ou mesmo um jantar, então toda a caloria restante vai parar no abdômen, na barriga, ou melhor, na gordura que se acumula principalmente na barriga. Então, para emagrecer basta comer menos do que se gasta!

O que posso fazer para tornar-me ativo?

Administre seu tempo

Quase todos nós sentimos que o tempo está cada vez mais curto e escasso. Qualquer um pode cair em uma armadilha ocupacional, mas só você pode fazer a sua saúde uma prioridade sobre outras exigências da vida. Isso pode ser feito e só você pode dizer “não” ao sedentarismo e “sim” a sua boa saúde! Lembre-se quando algo se torna uma emergência significa que você está administrando muito mal seu tempo! Será que você não está procrastinando, ou enrolando, ou deixando algo que pode ser feito agora para depois em demasia? Suas tarefas acabam por se acumularem e tornam-se emergenciais. Outra supra, o tempo somos nós quem o administramos e não o contrário. O que é importante para nós é aquilo que o colocamos em primeiro lugar. Seja o tempo com sua família, esposa, filhos, o tempo para o Senhor, o tempo do trabalho, o tempo com os amigos, o tempo com a atividade física. Todas nossas atividades deveriam ser ranqueadas por nós mesmos em princípio do que é o mais importante para nós. Claro, isso não quer dizer que você deva largar seu emprego e ficar em casa namorando sua esposa ou marido o tempo inteiro. Responsabilidades e compromissos devem ser cumpridos, tudo a seu tempo, no tempo combinado para o ser feito! Por isso, não adianta deixar para o final e entregar às pressas. Você será chamado de irresponsável, sem compromisso, sem palavra! Mas, se organizar seu tempo para fazer uma parte do seu trabalho a cada dia, com certeza, no prazo estipulado, tudo estará pronto. E neste meio você poderá curtir sua família, fazer caminhadas e se entreter com seus amigos!

 

Comece com caminhadas

Caminhar é uma das melhores maneiras de começar. É fácil, é social, não requer nenhum equipamento especial e, realmente, ela traz bons resultados! Basta andar rápido o suficiente para melhorar sua frequência cardíaca. O ideal é que essa prática seja uma rotina diária de sua vida, por pelo menos 30 minutos. Se 30 minutos parece ser uma meta impossível, comece com menos. Alguma atividade física é sempre melhor do que nada! Instaure objetivos e metas para que você possa progredir.

Deixamos algumas sugestões para que você comece a ter alguns minutos para sua atividade física. Para aumentar a atividade física em seu estilo de vida, tente fazer o seguinte:

1. Estacionar mais longe do seu destino.

2. Fazer curtas caminhadas rápidas durante todo o dia de trabalho, em intervalos de tempo de 10 minutos. Depois do jantar, leve o seu cão ao longo de um passeio ao redor do bairro. Ou, por exemplo, quando for subir ou descer alguns andares em um prédio, faça-o a pé, não pegue o elevador.

3. Organizar atividades escolares em torno da atividade física.

4. Ir de bicicleta ou a pé para o trabalho.

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Seu coração é a máquina que mantêm você vivo. Se parar, você para! Então, para você não parar, que tal tornar seu coração mais ativo?

 

Histórias de vidas que mudaram com a atividade física

Mike Wilson é um Superintendente Adjunto de Escolas.

Mike disse: “Eu apliquei (para liderar nossa empresa) o início! Desafiei o programa por causa de um profundo compromisso em trabalhar com a American Heart Association de novo e mudar a minha vida. Eu fui diagnosticado com cardiomiopatia aos quarenta e quatro anos de idade. Eu tinha um irmão gêmeo que faleceu de morte súbita devido à insuficiência cardíaca congestiva, aos quarenta e três anos de idade. Eu perdi recentemente a minha irmã mais nova da mesma maneira”.

Após a morte da irmã de Mike, ele revisou seu estilo de vida e determinou que precisasse fazer algumas mudanças. Era hora de deixar de desculpas; não há nenhuma boa razão para evitar o exercício, ganhar peso e não fazer nada a respeito. Mike disse: “Eu também sei que, sem essa mudança, eu sou um excelente candidato a morrer desta doença em uma idade jovem. Quero aproveitar meus últimos anos e estar por perto para ver meus netos crescerem e ser capaz de passar um tempo de qualidade com eles”.

“Além disso, eu quero servir de exemplo para as pessoas como eu”.  Apesar de muitos de nós termos aflições e dificuldades, ainda podemos encontrar maneiras de trabalhar, de se exercitar, comer corretamente e melhorar o nosso bem-estar físico”. A alegria de Mike é: “Não há mais desculpas! Nós podemos fazê-lo!”.

 

Refereências

1.            Lacerda LHG, Resende RR. O QUE É HIPERTENSÃO? (1º Capítulo). Nanocell News. 2014 07/24/2014;1(13):6. Epub 07/24/2014.

2.            Lacerda LHG, Resende RR. ESTILO DE VIDA QUE PROTEJE O CORAÇÃO TAMBÉM REDUZ O RISCO DE CÂNCER. Nanocell News. 2014 04/22/2014;1(10):6.

3.            Resende RR. O QUE O QUIABO E TODAS AS FRUTAS E VERDURAS PODEM FAZER PARA REDUZIR O DIABETES, MAS NÃO CURÁ-LO? Nanocell News. 2014 01/07/2014;1(5):10.

4.            Resende RR. O QUE PAPAI COME PODE FAZER COM QUE SEUS FILHOS SEJAM OBESOS NA VIDA ADULTA. Nanocell News. 2014 07/14/2014;1(14):6.

5.            Resende RR. DIETA RICA EM FRUTOSE RETARDA O CÉREBRO, PREJUDICANDO A MEMÓRIA E APRENDIZAGEM. Nanocell News. 2014 03/11/2014;1(8):6. Epub 03/11/2014.

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