Ciência é INVESTIMENTO! Vamos transformar o Brasil em uma Nação rica e forte!

A MELANCIA TEM O PODER DE CURAR A PRESSÃO ALTA? A fruta poderia reduzir o risco de ataques cardíacos em pessoas obesas.

A MELANCIA TEM O PODER DE CURAR A PRESSÃO ALTA? A fruta poderia reduzir o risco de ataques cardíacos em pessoas obesas.

Leandro H G Lacerda,Rodrigo R. Resende

Vol. 1, N. 14, 14 de Julho de 2014
DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2014.07.14.003

Há pessoas que a deliciam! Há aqueles que não gostam. Mas, o que devemos concordar é que de fato, a melancia traz benefícios para o nosso coração.

Uma recente pesquisa publicada em 04 de abril na revista científica American Journal of Hypertension demonstra a relação entre o consumo de melancia e benefícios cardiovasculares (1). Segundo o estudo, a fruta pode reduzir a pressão arterial em pessoas com sobrepeso além de diminuir o risco de um ataque cardíaco nestes indivíduos (Figura 1).

Os cientistas descobriram que a melancia reduz significativamente a pressão arterial em pessoas com excesso de peso, mesmo quando elas são expostas ao frio.

melancia-pressao-alta

Figura 1: 92% da melancia é água

Origem da Melancia

A melancia é originária da África, presume-se que do deserto de Kalahari.O primeiro registro de colheita de melancia se deu há cerca de 5.000 anos, no Egito, como descrevem hieróglifos encontrados nas paredes de suas construções remotas.No antigo Egito, melancias eram colocadas nos túmulos dos reis para alimentá-los na ‘vida’ após a morte.Partindo do Egito, a melancia se espalhou por todos os países ao longo do Mar Mediterrâneo, levada por navios mercantes.

Por volta do século 10, a melancia foi levada à China, que é atualmente, o maior produtor e consumidor da fruta.

Durante o século 13, a melancia se propagou pelo resto da Europa através dos mouros.

Através dos escravos, a melancia foi levada para as américas.

Na América do Norte, destaca-se os Estados Unidos, que atualmente ocupa a quarta posição na produção mundial de melancia.

Na América do Sul, destaca-se o Brasil, onde a produção foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas em 1991.

No Brasil, o cultivo da melancia se dá principalmente nos Estados de Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Frio, um inimigo do paciente com pressão alta

Mais pessoas morrem de ataques cardíacos em condições de frio porque o estresse colocado sobre o corpo, tentando mantê-lo aquecido causa o aumento da pressão arterial.

Isso força o coração a trabalhar mais, gerando um maior risco de ataques cardíacos e derrames.

O estudo

O estudo, publicado no American Journal of Hypertension, revelou que comer melancia é bom para a saúde do coração e pode reduzir o risco de problemas cardíacos em condições de frio.

O Professor Arturo Figueroa líder da pesquisa, da Universidade Estadual da Flórida, disse: “A pressão na aorta e no coração diminuiu após o consumo de extrato de melancia.” (1)

Os cientistas estudaram 13 homens e mulheres, obesos de meia-idade que sofriam de pressão alta, ao longo de um período de 12 semanas.

As mãos dos participantes submetidos ao estudo foram mergulhadas em água fria para esimular as condições de frio (estresse), enquanto os cientistas mediram sua pressão arterial.

Em seguida, diariamente, a metade dos participantes ingeriu extrato de melancia contendo quatro gramas de aminoácido L-citrulina e dois gramas de L-arginina.

A outrametade dos pacientes recebeuum placeboe,ao fim de seissemanas, osparticipantesforam avaliados.

Foi reveladoque a melanciareduziu a pressão arteriale, consequentemente, o estresse cardíaco, mesmo em condições de frio. Isso significa menos sobrecargapara o coração,de modo que ocoraçãovai funcionarfacilmentedurante uma situaçãoestressante, comoa exposição ao frio.

Os suplementos a base dos aminoácidos, L-citrulina e L-arginina, estão sendo comercializados emalgumaslojas de produtos naturais no estado da Flórida, mas para se obter o benefício de redução da pressão arterial, estes teriam desertomados em doses elevadas.

A notícia vemlogo após a revelação de que o trabalho (exercício) em ambientes aquecidos (por exemplo, piscina com águaquente) podereduzir a pressão arterial.

Pesquisadores da Universidadede São Paulo (USP)revelaram que a hidroginásticaem água quentepodereduzir a pressão arterial, mesmo em pessoas para as quaisa medicaçãonão funcionou (pacientes resistentes ao tratamento medicamentoso).

Não está claropor que a águaquentetem esse efeito. Uma teoriaé que o calordilataos vasos (vasodilatação), melhorandoofluxodesangueatravés do corpo, promovendo assim, redução da pressão arterial.

Enquanto isso poder saborear uma fruta é sempre bem vindo seja no calor ou no frio, sua saúde agrade!

Influência da Melancia no controle de peso

A melancia está sempre associada a dietas de controle de peso.

Ao se falar da melancia, é comum ouvir as perguntas: “Melancia engorda?”, “Melancia emagrece?”, “Quantas calorias tem a melancia?”.

E a resposta para estas perguntas é simples: A melancia não engorda, ao contrário, seu consumo ajuda a emagrecer. Uma fatia de melancia tem apenas 80 calorias e é muito útil no controle de peso.

Estudo feito nos Estados Unidos aponta que mais de 60% dos adultos tem sobrepeso ou são obesos. Mais de 97 milhões de americanos correm o risco de uma série de doenças crônicas.

Se você está tentando controlar seu peso, a melancia é perfeita porque uma porção de 100 g tem apenas 80 calorias, nenhuma gordura, e é rica em sabor e nutrientes importantes.

Um alimento saudável, 2 xícaras de pedaços de melancia contém 25% das suas necessidades diárias de vitamina A e 30% de suas necessidades diária de vitamina C.

A melancia também contém vitamina B6 (6%), potássio (8%), fósforo (4%) e magnésio (8%).

A maior parte das frutas e legumes são naturalmente de baixos índices calóricos e de baixa taxa de gorduras.

Muitas contêm grande quantidade de água e fibras que traz uma sensação de prazer e refrescância.

Combinado com um estilo de vida ativo e dieta baixa em gordura, comer maiores quantidades de frutas e verduras e menos alimentos calóricos, pode ajudá-lo a controlar seu peso.

Referência

1. Figueroa A, Wong A, Kalfon R. Effects of watermelon supplementation on aortic hemodynamic responses to the cold pressor test in obese hypertensive adults. Am J Hypertens. 2014 Jul;27(7):899-906. PubMed PMID: 24572702. Epub 2014/02/28. eng.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>