Ciência é INVESTIMENTO! Vamos transformar o Brasil em uma Nação rica e forte!

A CRÍTICA SOBRE O “SÉCULO 21: HABILIDADES QUE CADA ALUNO PRECISA” E POR QUÊ

A CRÍTICA SOBRE O “SÉCULO 21: HABILIDADES QUE CADA ALUNO PRECISA” E POR QUÊ

Edição Vol. 3, N. 17, 13 de Outubro de 2016

DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2016.10.13.003

Preparar uma criança para um mundo que ainda não existe não é uma tarefa fácil para qualquer professor. Dar um passo para trás e olhar para a foto com uma perspectiva mais ampla. Quais são as habilidades críticas do século 21 que cada aluno precisa ter para sobreviver e ter sucesso em nosso mundo? Que habilidades e características irá atendê-los em um tempo que está mudando e se desenvolvendo tão rapidamente?

Nenhum aluno na história da educação é como o aluno moderno de hoje. Este é um indivíduo complexo, enérgico e tecnologicamente esclarecido.

Eles querem ser desafiados e inspirados em sua aprendizagem. Eles querem colaborar e trabalhar com seus pares. Eles querem incorporar a tecnologia que eles amam em suas experiências de sala de aula, tanto quanto puderem. Em suma, eles têm um conjunto de expectativas tão elevadas de seus educadores quanto seus educadores têm deles. Essa é uma perspectiva dos EUA. E, voltando essas perguntas para o nosso mundo real, o de terceiro mundano que estamos em segundo lugar. Isso mesmo, segundo lugar de trás para frente. Somos o penúltimo país na qualidade de aprendizagem no mundo moderno. Será que nossos estudantes realmente querem fazer tudo isso, ou só aqueles mais velhos, que já sabem o que querem de suas vidas? Ou, querem somente o tão sonhado canudo, o diploma, um pedaço de papel que não confere conhecimentos e nem habilidades automáticas a quem o possua, quiçá um profissional.

screen-shot-2016-10-13-at-1-53-57-pm 

COMO OS EDUCADORES RESPONDEM?

O Ministério da Educação da Nova Zelândia define cinco capacidades chaves para a vida e para a aprendizagem ao longo da vida, listadas abaixo:

  1. Pensamento
  2. Usando uma linguagem, símbolos e texto
  3. Auto-gestão
  4. Relacionamento com os outros
  5. Participar e contribuir

O Bacharelado Internacional é uma fundação educativa sem fins lucrativos criada em 1968. Ela projeta seus programas para desenvolver habilidades intelectuais, pessoais, emocionais e sociais cruciais. Seu perfil IB de aprendizagem sugere que os alunos devem ser condicionados por sua aprendizagem a serem:

  • Inquiridores ou questionadores
  • Bem informado ou ter conhecimento
  • Pensadores
  • Comunicadores
  • Com princípios éticos
  • Mente aberta
  • Cuidadosos
  • Tomadores de risco
  • Equilibrado
  • Refletivo

A Iniciativa de Padrões de Normas Fundamentais também afirma áreas primárias de foco para o desenvolvimento do aluno. Estes ensinos são baseados nos mesmos ensinos de nossos alunos para os tipos de habilidades do século 21. Este trecho é de seu site:

“As normas foram elaboradas por especialistas e professores de todo o país e são projetadas para garantir que os alunos estejam preparados para carreiras de hoje de nível de entrada, cursos universitários de nível de calouro, e programas de treinamento da força de trabalho. O Common Core se concentra no desenvolvimento do pensamento crítico, resolução de problemas, e habilidades analíticas de que os alunos terão necessidades para serem bem sucedidos.”

NOSSA GRANDE LISTA DE HABILIDADES ESSENCIAIS DO SÉCULO 21

A Fundação Global Digital Cidadão deu centenas de apresentações para educadores e administradores em vários países ao longo dos anos. Cada vez que falamos, pedimos-lhes que eles dissessem o que sentem quais são as habilidades mais importantes do século 21 que os alunos precisam acima de todas as outras. As respostas que recebemos na maioria das vezes estão resumidas abaixo.

Esta lista vem de nosso livro “Alfabetização não é suficiente” (Crockett, Lee et. Al .; 2011). Você será capaz de vê-la que se correlaciona muito bem com ambas as listas da Nova Zelândia e do perfil IB Learner. Elas certamente cobrem as bases do núcleo comum, também. É bom saber que estamos todos na mesma página, não é? Isso é uma grande notícia para nossos alunos!

Assim, de acordo com as pessoas que perguntamos, o consenso é que os alunos precisam de habilidades de nível de transparência nas seguintes áreas:

  • Resolução de Problemas
  • Criatividade
  • Pensamento analítico
  • Colaboração
  • Comunicação
  • Ética, ação e prestação de contas

Esta lista habilidades do século 21 é propositadamente incorporada dentro das Fluências Essenciais. Enquanto isso, vamos falar mais sobre por que essas habilidades são importantes. Vamos passar por cada ponto separadamente e falar sobre isso em detalhes.

 screen-shot-2016-10-13-at-1-54-19-pm

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Os alunos precisam ter a capacidade de resolver problemas complexos em tempo real.

Por que é importante: No futuro, problemas complexos que não podemos sequer conceber agora estarão em todo lugar. Como a sociedade avança, assim também a complexidade de seus conflitos gerenciáveis. Quanto mais nos concentramos na capacidade dos alunos para encontrarem soluções eficazes para os problemas do mundo real, mais bem sucedido aqueles estudantes se tornarão. Isto é sobre o que a Fluência de Solução se relaciona. Isso significa resolver problemas complexos de forma eficaz e em tempo real usando soluções únicas e cuidadosamente concebidas.

Além disso, solucionadores de problemas podem trabalhar de forma independente de seus supervisores. Eles são tomadores de iniciativa e gostam de correr riscos, e não têm medo de sujar as mãos e cometer erros. Eles também aprendem com esses erros e, habitualmente interrogam seus processos para criar soluções mais eficientes e econômicas.

Estes são os tipos de pessoas que serão bem sucedidas no mercado global como o nosso. Tal indivíduo é um trunfo para qualquer força de trabalho. Vale a pena mencionar que, neste futuro que estamos falando, os trabalhadores que não são capazes de pensar de forma proativa no sentido de resolver problemas terão dificuldade em encontrar emprego.

CRIATIVIDADE

Os alunos precisam ser capazes de pensar e trabalhar criativamente em ambos os ambientes, digitais e não digitais, para desenvolver soluções únicas e úteis.

Por que é importante: Nossos alunos digitais estão em um estado constante de estimulação e desenvolvimento neural com o uso da tecnologia. Eles são produtores e consumidores naturais, ou prosumidores, de informação. Resolução de problemas é uma habilidade que vem naturalmente com eles e isso pode ser profundamente aguçado com a aplicação adequada na sua aprendizagem. Isto se consegue fazendo-se projetos gratificantes e tarefas significativas que lhes deem desafios a superar de forma imaginativa.

Pergunte a qualquer estudante sobre o que eles gostam de criar e você terá uma miríade de diferentes respostas. Eles estão constantemente à procura de formas de se expressarem e à sua singularidade. Através da mídia social eles exibem essa borda criativa e recebem feedback constante e instantânea de seus pares. Este mesmo nível de poder criativo é usado em como eles enfrentam desafios interessantes e descobrem como encontrá-los com engenho e visão. É por isso que a Fluência Criatividade é uma das habilidades da Fluência Essencial.

A criatividade é uma tomada vital que inspira aos alunos para ver quem eles são e o que podem fazer, e perceber o que podem realizar. É fundamental que este lado de qualquer estudante tenha o direito de brilhar em sua aprendizagem.

PENSAMENTO ANALÍTICO

Os alunos precisam da capacidade de pensar analiticamente, que inclui a proficiência com a comparação, a contrastação, avaliação, sintetizar e aplicar sem instrução ou supervisão.

Por que é importante: o pensamento analítico significa ser capaz de usar a extremidade superior da Taxonomia Digital de Bloom ou habilidades de pensamento de ordem superior (higher-order thinking skills, HOTS). 

Tarefas que exigem raciocínio linear e trabalho cognitivo de rotina estão sendo terceirizados mais e mais. Por isso é essencial orientar os alunos no sentido de serem capazes de realizar o pensamento analítico. É crucial para sua capacidade de ter sucesso na vida após a sala de aula. O pensamento analítico é uma parte significativa que compõe a Fluência de Informação.

De acordo com o Estudo de Habilidades de Palgrave, a peça comum de feedback que muitos estudantes universitários do primeiro ano recebem em atribuições iniciais é que eles não são “suficientemente analíticos”. Palgrave passa ao perfil uma explicação detalhada do que o pensamento crítico e analítico é.

Pensadores analíticos veem dados e informações em muitas dimensões diferentes e em vários ângulos. Eles são adeptos à conceituação, organização e classificação e síntese do conhecimento. Estes tipos de habilidades são de valores inestimáveis, porque eles permitem aos alunos em lidar de maneira prática com os problemas de natureza social, matemática e científica. Ele capacita-os para tomarem decisões eficazes e de nível superior em suas vidas e relacionamentos. É fácil ver por que as habilidades de pensamento crítico e analítico são importantes para o sucesso além da escola.

COLABORAÇÃO

Os estudantes devem possuir a capacidade de colaborar perfeitamente em ambos os espaços físicos e virtuais, com parceiros reais e virtuais a nível global.

Por que é importante: Estudantes da era digital são sociais por natureza. Eles escrevem, postam, atualização, compartilham, conversam em chats, e constantemente co-criam em ambientes tecnológicos uns com os outros. Quando são incapazes de fazer isso na escola, eles se tornam desconexos e desligados em sua aprendizagem. Conexão e colaboração com os outros são essenciais não só para a sua aprendizagem, mas também para sua saúde mental e emocional. É uma habilidade que os educadores devem exercer com os estudantes regularmente, e compreender a Fluência de Colaboração ajudará com isso.

As forças de trabalho do futuro (e até de nossos dias atuais) estão globalizando devido à Internet. É agora a norma de se comunicar e de se fazer mercado para a demografia mundial instantaneamente e de forma eficaz. Parceiros de negócios de uma organização estão agora do outro lado do mundo, e ainda assim eles conhecem e trabalham uns com os outros a cada dia. A capacidade de colaborar e comunicar nestas situações é essencial.

Simplificando, melhores colaboradores fazem melhores alunos _ e melhores cidadãos.

COMUNICAÇÃO

Os alunos devem ser capazes de comunicar não apenas com texto ou discurso, mas em vários formatos multimídia. Eles devem ser capazes de se comunicarem visualmente através de vídeo e imagens de forma tão eficaz como fazem com texto e discurso.

Por que é importante: a comunicação é um termo amplo que incorpora níveis multifacetados de interação e compartilhamento de informações. Os alunos adoram se comunicar usando a tecnologia. Esta é uma parte essencial da Fluência de Mídia. Mas é mais do que apenas ser capaz de utilizar efetivamente uma mídia digital. Trata-se de interações pessoais.

Devemos lembrar aos nossos alunos que a prática da comunicação responsável coloca diante de sua melhor representação de quem eles são como indivíduos em todas as relações e alianças que eles fazem em suas vidas. Quer falar cara-a-cara, blogs, mensagens de texto, ou a criação de um produto visual, seus valores e crenças são definidas pela forma como eles se comunicam com os outros. Encorajando-os a desenvolver e aprimorar cada aspecto de suas habilidades de comunicação irá atendê-los bem, tanto em suas vidas pessoais e profissionais.

ÉTICA, AÇÃO E RESPONSABILIDADE

Isso inclui a adaptabilidade, responsabilidade fiscal, responsabilidade pessoal, a consciência ambiental, a empatia, tolerância e consciência global.

Por que é importante: Um cidadão digital global bem-arredondado e responsável pratica responsabilidades pessoais, globais e on-line voltados para a criação de um mundo melhor para todos. Este é um indivíduo altruísta, útil, e cuidadoso que é respeitoso de outras culturas e sistemas de crenças, e diligente sobre estar no seu melhor com as interações de todos os tipos, tanto online como offline.

Ensinar nossos filhos sobre a consciência global e segurança na Internet tornaram-se práticas tradicionais na educação. É ótimo ver essas habilidades ganhando a atenção que merecem. 

OUTRA PERGUNTA DE FOGO

As habilidades do século 21 que acabamos de ver são consideradas os elementos essenciais para o futuro sucesso de nossos alunos. Todas essas habilidades citadas ganharam por uma avalanche de votos dos profissionais da educação que têm dado e trabalhado seus pensamentos sobre o por quê eles sentem que essas habilidades são as mais importantes.

Quando os educadores falam sobre essas habilidades, outra pergunta que fazem é “com o que essas habilidades do século 21 se assemelham na sala de aula, e como podemos medi-las?”

Fonte: equipe Global Digital Citizen

Nota do Editor: Esta é uma reedição ligeiramente atualizada de um dos nossos artigos mais populares sobre o século 21 e as habilidades que os estudantes precisam para a vida além da sala de aula, e por que elas são importantes.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>